Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook já usa inteligência artificial para prevenir suicídios entre usuários

Por| 27 de Novembro de 2017 às 16h00

Link copiado!

Facebook já usa inteligência artificial para prevenir suicídios entre usuários
Facebook já usa inteligência artificial para prevenir suicídios entre usuários
Tudo sobre Facebook

Entre as atividades das pessoas que atuam como moderadoras de conteúdo no Facebook, está a busca por ameaças de suicídio e comportamentos que possam levar a tal. Agora, a rede social está planejando contar com a inteligência artificial para detectar padrões comportamentais em usuários potencialmente suicidas, a fim de prevenir uma fatalidade.

Testes já estão sendo conduzidos nos Estados Unidos, com sucesso. O software com IA começou a rodar em março, quando a empresa decidiu analisar publicações no Facebook e comentários que poderiam indicar uma tentativa de suicídio próxima.

A companhia de Mark Zuckerberg não descreveu com detalhes como o software funciona, mas disse que o programa pesquisa por determinadas frases que podem dar dicas do comportamento suicida, incluindo em comentários, como, por exemplo, "você está bem?" e "como posso ajudar?".

Então, quando a IA identifica um potencial suicida, a equipe do Facebook é alertada para que lide com a situação, contando com as autoridades quando necessário. O sistema sugere para o usuário uma central de atendimento que possa auxiliá-lo, bem como pode alertar seus amigos e parentes.

Continua após a publicidade

De acordo com Guy Rosen, vice-presidente de produtos do Facebook, o sistema já começou a ser testado fora dos EUA no mês passado, sendo que sua equipe já acompanhou mais de 100 casos depois que a IA da rede social detectou intenções suicidas.

Agora, o Facebook começará a expandir esse novo sistema para novos países, esperando atingir todo o globo em breve. Ainda, a IA também será usada para detectar e prevenir outros problemas, como pedofilia, por exemplo, descobrindo interações entre crianças e adolescentes com adultos.

Fonte: Reuters