Facebook já tem 1,59 bilhão de usuários em todo o mundo

Por Redação | 28 de Janeiro de 2016 às 12h20
TUDO SOBRE

Facebook

Os sinais de que uma grande empresa está indo bem, principalmente quando se trata de um gigante como o Facebook, são números impressionantes a cada trimestre. E foi exatamente isso que a empresa apresentou durante a revelação de seus resultados financeiros do último trimestre de 2015, anunciando que já conta com 1,59 bilhão de usuários em todo o mundo. E estamos falando de ativos, que logaram pelo menos uma vez na rede social num período de 30 dias.

É esse total, também, que movimentou uma das meninas dos olhos do Facebook no momento – o setor de vídeos. De forma a mostrar que está cada vez mais próximo de seu grande rival, o YouTube, a rede social afirmou que seus usuários assistem a 100 milhões de horas por dia – uma métrica que rebate a noção de que qualquer execução, mesmo as automáticas, seriam contadas como visualizações, o que seria uma forma de inflar os totais. Com a mudança, a margem para discussão diminui.

Os serviços associados ao Facebook também apresentaram crescimento. O WhatsApp permanece como um dos mensageiros mais utilizados do mundo mobile, com 900 milhões de usuários ativos por mês, enquanto o Messenger vem logo atrás, com 800 milhões. A rede social de compartilhamento de imagens Instagram também bateu um novo recorde e, agora, conta com 400 milhões de pessoas ativas todos os meses.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A abrangência do Facebook ao redor do mundo também teve seu caráter social e econômico. De acordo com a empresa, 950 milhões de pessoas foram localizadas e confirmadas por meio do recurso Safety Check, utilizado durante tragédias para que seus usuários possam confirmar que estão à salvo para suas famílias. 500 milhões de usuários utilizam todos os meses a plataforma de eventos da rede social, enquanto mais de 1 bilhão são ativos em grupos de discussão.

Facebook Q4

Toda essa amplitude também é muito boa, claro, para os negócios. Hoje, são 2,5 milhões de anunciantes no Facebook e 50 milhões de páginas de empresas, boa parte delas gerenciada por micro e pequenos empreendedores. Todos os meses, são bilhões de comentários nesses espaços, no que a rede social afirma ser, cada vez mais, uma das mais eficazes plataformas para ampliar as vendas e chamar mais consumidores para os estabelecimentos.

Tudo isso, claro, se refletiu também em faturamento. Mais uma vez, a empresa anunciou lucro recorde, com faturamento de US$ 5,8 bilhões no total e ganhos de US$ 0,79 por ação. Isso, por si só, levou os papéis do Facebook a terem uma alta de 13% em um movimento que continua a ser alavancado nas primeiras horas de pregão de hoje. No momento em que essa matéria é escrita, as cotas valiam US$ 197,59 cada.

Mais do que tudo isso, entretanto, a conclusão final a que o Facebook chegou com seus resultados é de que, por mais que o mundo mobile demande agilidade e o foco restrito de serviços como Snapchat ou WhatsApp, ainda há muito espaço para plataformas recheadas de funções. A rede social faz as vezes de grupo de discussão, compartilhamento de imagens, contato com os amigos, chat, plataforma de negócios e outros tantos fins, e a presença no topo de listas de apps mais baixados só prova que esse ainda é um ótimo – e lucrativo – caminho a ser seguido.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.