Facebook homenageia Star Trek com Reactions personalizados, mas não agrada tanto

Por Redação | 08 de Setembro de 2016 às 23h55

A gerente de marketing do Facebook, Lindsey Shepard, contou em seu Medium que o Facebook estaria homenageando o cinquentenário de Star Trek com a criação de Reactions personalizados – disponíveis por alguns dias apenas para usuários dos Estados Unidos e Canadá. Apesar de bonitinhos, os botões que expressam emoções para as publicações dos usuários não agradaram tanto assim, pelo menos aos fãs mais exigentes.

O motivo? Bom, além das novas Reações não terem sido oferecidas globalmente, mesmo que a franquia tenha fãs ferrenhos em todo o mundo, muitos criticaram a escolha da saudação “vida longa e próspera” dos vulcanos para representar o “amei”, enquanto outros não gostaram nem um pouco da figura lógica e racional de Spock expressar um “wow”. Isso porque o povo do planeta Vulcan tem como características principais justamente a supressão de emoções, muitas vezes sendo interpretados como um povo frio e racional além da conta.

As outras reações não chegaram a causar estranheza, já que o tradicional botãozinho “curtir” ganhou umas estrelinhas para entrar na “vibe” espacial e o capitão Kirk foi estilizado para o botão de risos, enquanto a reação triste ganhou a carinha do oficial Georgi LaForge e a expressão raivosa foi representada por um klingon. Mas Spock, mesmo sendo metade humano e metade vulcano, nunca expressaria uma emoção tão empolgada como um “wow”.

Por outro lado, o Reactions existe justamente para expressar emoções que vão além do tradicional “curtir”, e seria difícil imaginar o quase sempre inexpressivo Sr. Spock esboçando qualquer uma das Reações do Facebook. Então, apesar das críticas, é compreensível que a rede social de Mark Zuckerberg tenha preferido associar a figura do oficial de ciências a uma reação humana que não seria expressada por ele na produção das telinhas, no lugar de simplesmente fazer uma homenagem a Star Trek deixando uma das figuras mais icônicas da produção de fora.

Além dos Reactions, o Facebook também liberou uma ferramenta para que os usuários fãs de Jornada nas Estrelas comemorem os cinquenta anos da estreia da série clássica na televisão norteamericana com uma moldura especial a ser adicionada em sua foto de perfil, podendo escolher entre algumas opções de arte com mensagens que fazem referência à franquia:

Frames Star Trek Facebook
Frames Star Trek Facebook
Frames Star Trek Facebook
Frames Star Trek Facebook

Fontes: Engadget, Medium

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!