Facebook ganha suporte ao Chromecast no Android

Por Redação | 16.05.2016 às 11:53
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

O Facebook pode ser o próximo aplicativo a ganhar recursos de mídia integrados ao Chromecast. Pelo menos, é isso o que parece indicar uma função que apareceu sorrateiramente para alguns usuários do app da rede social no Android, inclusive no Brasil, e sugere uma integração ao dongle de conteúdo do Google para exibição de vídeos.

A ideia, claro, é permitir que os clipes disponibilizados na plataforma sejam transmitidos na tela da televisão por meio da rede sem fio. Entretanto, a integração parece ainda estar em estágio de experimentação – tendo surgido apenas na versão Beta do Facebook, e somente no Android – e não funciona. O ícone de streaming até aparece na tela, e, ao ser selecionado, o software tanta fazer a transmissão, mas, na TV, apenas o logo da rede social aparece, com um indicador de que algo está sendo carregado, mas nada acontece.

Facebook no Chromecast

A adição da funcionalidade faz sentido levando em conta o grande foco nos vídeos que o Facebook vem dando nos últimos tempos. Esse é um passo para que a plataforma se posicione não apenas como uma rede social, mas também como um hub de conteúdo. Outras opções, como transmissões ao vivo, também devem receber o suporte ao Chromecast, mas permanecem inativas, assim como no caso dos clipes convencionais.

Facebook no Chromecast

Porém, não é como se os vídeos não pudessem ser transmitidos para a TV desde já, bastando que o usuário utilize o navegador Chrome para acessar o Facebook. Entretanto, isso tem mais a ver com o Google do que com o Facebook, uma vez que o browser possui integração com o Chromecast e é capaz de transmitir qualquer vídeo em HTML5 para o televisor. Aqui, estamos falando do próprio aplicativo da rede social, o que indica uma implementação feita pela própria companhia de Mark Zuckerberg.

Como sempre, entretanto, o Facebook não falou sobre o assunto. Não é de hoje que a rede social implementa novas funções em caráter de testes sem avisar ninguém, e essa seria apenas mais uma ocorrência disso. O fato de a integração com o Chromecast não estar funcionando, entretanto, pode ser um indício de que ainda pode levar algum tempo até que ela esteja efetivamente disponível para todos.

Fonte: Android Police