Facebook F8: veja o que rolou no primeiro dia do evento da rede social

Por Joyce Macedo | 12 de Abril de 2016 às 19h07

Durante os dias 12 e 13 de abril, o Facebook vai reunir desenvolvedores e membros da imprensa em São Francisco, Califórnia, para seu evento anual chamado F8. O pontapé inicial da conferência foi dado pelo CEO da companhia, Mark Zuckerberg, que citou alguns dos assuntos mais aguardados do dia.

"Estamos construindo tecnologia que vai dar a todos o poder de compartilhar facilmente qualquer coisa com qualquer pessoa. Seja para se manter em contato com seus amigos, começar um novo negócio ou ajudar a resolver os problemas do mundo, o caminho é conectar todas as pessoas. Só assim vamos progredir. E é por isso que o trabalho que fazemos é tão importante", afirmou Zuckerberg.

Em seguida, executivos do Facebook subiram ao palco para dar detalhes sobre novas ferramentas para desenvolvedores e fazer anúncios importantes para criadores de conteúdo. Reunimos abaixo algumas das principais novidades do dia:

Realidade Virtual

Touch controller

A rede social não nos surpreendeu tanto ao falar sobre um tema que está em alta: a realidade virtual. Zuckerberg se limitou a anunciar que controles para Oculus Rift serão lançados ainda neste ano, sem data definida. O acessório já havia sido anunciado em junho de 2015, mas somente agora ele deve chegar ao grande público.

O dispositivo se assemelha a um par de pulseiras, cada uma com uma metade de um joystick tradicional, e são encaixadas na mão dos participantes de uma sessão via Oculus Rift, o dispositivo de RV do Facebook. Um pequeno vídeo demonstrativo para destacar algumas habilidades do Touch foi o ponto alto do anúncio, pois mostrou como a coisa funciona na prática.

Messenger bots

Conforme esperado, o Facebook apresentou o chamado “Messenger”, sistema que vai permitir que o chat da rede social seja utilizado por marcas ou empresas para gerar um engajamento direto com o cliente em diversas ações do cotidiano.

Os desenvolvedores vão poder personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial, expandir as discussões para usar imagens e conteúdos interativos, e configurar telas iniciais para janelas de conversa com opções de controle e mais contexto sobre o chat.

A ideia é automatizar sistemas de atendimento e possibilitar que o usuário realize ainda mais ações sem necessariamente deixar o ambiente do Facebook. Por meio do chat, alguém pode, por exemplo, fazer uma compra, solicitar assistência técnica ou registrar uma reclamação.

Facebook Surround 360

Facebook Surround 360 Camera

Um dos anúncios mais interessantes do dia ficou por conta do chamado Facebook Surround 360, formado por um sistema de hardware e códigos abertos para captura de vídeo de alta qualidade 3D-360º.

Um protótipo equipado com 16 câmeras foi apresentado para mostrar o potencial da novidade. Já o sistema que acompanha o projeto traz o design da câmera e um código, o que reduz drasticamente o tempo de pós-produção. Além disso, a rede social também anunciou ferramentas para que os criadores de conteúdo possam entender melhor o desempenho dos seus vídeos 360 e melhorar a interface do usuário.

A ideia por trás do protótipo é fornecer tecnologia para que outras empresas possam construir câmeras a partir da sacada da empresa de Zuckerberg. “Nós queremos ajudar a criar um grande dispositivo de referência”, comentou o diretor de produtos do Facebook, Chris Cox.

API do Facebook Live

Outro anúncio importante foi a apresentação da API do Facebook Live, novidade que possibilita que fabricantes de dispositivos de vídeo integrem o Live diretamente em seus produtos. Com isso, o serviço de streaming ao vivo da rede social ganha novas possibilidades para produção de conteúdo e integração com outros dispositivos.

A nova API foi demonstrada por meio de uma transmissão ao vivo realizada no palco da conferência com a ajuda de um drone que realizou uma gravação aérea de Zuckerberg.

Instant Articles para todos

Instant Articles

O Facebook anunciou que está abrindo oficialmente o programa Instant Articles para todos os produtores de conteúdo no mundo. A empresa também revelou alguns dados sobre o uso do recurso e mais detalhes sobre como conteúdos de marcas podem ser apresentados na plataforma. Um deles indica que, atualmente, mais de 70 editores na América Latina estão usando os Instant Articles.

Novas parcerias para potencializar o uso do Instant Articles também foram anunciadas, entre elas o WordPress como ferramenta de publicação, e análises de dados com o Adobe Analytics, comScore, Nielsen.

Vídeo do Vine no lugar da foto do perfil

Uma nova ferramenta vai permitir que aplicativos como Vine, Instagram, Boomerang e MSQRD, contenham um botão para enviar os vídeos capturados diretamente para o Facebook, onde será inserido no lugar da imagem de perfil.

A novidade já havia sido disponibilizada para alguns usuários no ano passado, mas a intenção do Facebook agora é facilitar essa tarefa, além de disseminar a função para todos os usuários.

Foco em desenvolvimento

Facebook Account Kit

Outras ferramentas também foram apresentadas aos desenvolvedores durante a abertura da conferência, entre elas:

Account Kit: ajudará os desenvolvedores a aumentar a taxa de utilização de um app, permitindo que as pessoas possam se logar de maneira fácil e rápida, sem a necessidade de senhas, usando apenas o número do telefone ou o e-mail;

Social Plugins: ferramenta que vai permitir que os consumidores das lojas de comércio eletrônico salvem produtos, viagens, cursos ou URLs de seu interesse em seu perfil do Facebook, e recebam notificações com informações relevantes, como por exemplo, redução de preço;

Plataforma Messenger (BETA): vai oferecer novas oportunidades para que organizações e desenvolvedores possam criar experiências atrativas utilizando a Plataforma Messenger;

Facebook Analytics for Apps (BETA): ferramenta que oferece o monitoramento de padrões em eventos, taxa de conversão e retenção, visualização de ciclo de vida do aplicativo, definição de segmentação de audiência para anúncios, entre outros;

Push Notifications (BETA): recurso que ajudará a construir campanhas utilizando as notificações do Facebook;

Share (BETA): ferramenta que facilita o compartilhamento de trechos de textos e conteúdos de terceiros, direto do site, para o perfil do Facebook.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!