Facebook está usando inteligência artificial para combater propagandas falsas

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 16h09
photo_camera Divulgação

Uma rede social tão grande quanto o Facebook está sujeita a todo tipo de aproveitadores. Você mesmo já deve ter visto algum anúncio falso ou tentativa de golpe por lá. Hoje, a rede social anunciou que vem usando inteligência artificial para combater esse tipo de prática.

Muitas tentativas de fraude se escondem do processo de revisão feito por funcionários da rede social por meio de uma técnica conhecida como “cloaking”. Em resumo, ela consiste em mostrar coisas diferentes para pessoas diferentes, mesmo que elas tenham clicado em um mesmo link.

Assim, o link de um anúncio, por exemplo, pode encaminhar alguém contratado pelo Facebook para uma página real, que cumpre o que a propaganda promete, ao mesmo tempo em que direciona todos os outros usuários para uma outra página, que pode ser uma armadilha ou conter conteúdos que não estão de acordo com os Padrões da Comunidade ou com as Políticas de Propaganda.

Essa já é uma prática proibida nas políticas de anúncios da rede social. “Páginas desse tipo, que frequentemente incluem fraudes envolvendo remédios para emagrecer, pornografia e suplementos para musculação, criam experiências negativas para os usuários”, diz o Facebook em seu post.

No mesmo comunicado, a empresa diz estar usando inteligência artificial para expandir os processos de revisão feito por humanos, como forma de ajudar a verificar e identificar o cloaking. Sem entrar em mais detalhes de como isso é feito, a rede social diz que, graças a essa ferramenta, é possível “observar melhor as diferenças no tipo de conteúdo que é apresentado para as pessoas e compará-lo ao dos nossos sistemas internos”.

O Facebook diz já ter derrubado milhares de páginas desde que começou a usar esse recurso. Essa é uma ótima notícia: qualquer contribuição para tornar uma rede social tão popular mais segura para nós e nossos amigos e familiares é mais que válida.

Fonte: Facebook via Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.