Publicidade

Facebook está testando recurso que pode concorrer com Foursquare e Yelp

Por| 15 de Dezembro de 2015 às 18h25

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Foursquare

Não é novidade que o Facebook coloca o dedo onde quer que surja uma solução interessante e que ganhe espaço entre os usuários - foi assim com o Slingshot, um app que queria concorrer com o Snapchat e deu errado; é assim com o Messenger, mensageiro instantâneo que concorre com o WhatsApp do próprio Facebook; e muitas outras soluções. Agora, a rede social parece estar testando uma nova plataforma que pode dificultar a vida do Foursquare e do Yelp.

O Facebook Professional Services sequer foi anunciado pela empresa, mas o pessoal do Search Engine Land obteve acesso a ele nesta semana. Segundo os relatos, trata-se de uma ferramenta com uma proposta bastante similar ao que vemos atualmente no Foursquare e Yelp: indicar negócios da sua região e exibir o que outras pessoas acham sobre ele.

É possível buscar por pizzarias, farmácias, dentistas, mercadinhos e qualquer outro tipo de estabelecimento ou profissional a partir da cidade onde você está atualmente. Basta preencher o formulário que é apresentado na página inicial do Professional Services para ser apresentado a uma lista com os locais mais bem avaliados por quem já esteve lá.

Continua após a publicidade

Página inicial do Professional Services já preenche sua localização atual e pede para você fornecer que tipo de serviço, estabelecimento ou profissional está procurando (Imagem: Captura de tela / Canaltech)

Embora não tenha sido explicado exatamente como as coisas funcionam por aqui, dá para assumir que as notas e recomendações exibidas vêm das avaliações realizadas pelos usuários do Facebook após eles darem check-in em um lugar. Além dessas informações, dados básicos como telefone para contato, horário de funcionamento e localização em um mapa também são oferecidos pela plataforma - algo que provavelmente é obtido das páginas oficiais dos estabelecimentos.

Visual ainda é bastante simples, mas todas as informações que os usuários procuram são apresentadas numa listagem com dados para contato e como chegar aos locais. Classificação e recomendação dos usuários também estão presente (Imagem: Captura de tela / Canaltech)

Continua após a publicidade

Ainda não há qualquer pronunciamento do Facebook sobre o Professional Services, mas não deve demorar para que o site oficialize a ferramenta. Embora visualmente tudo ainda pareça muito simples, dá para notar que ela já funciona bem e tem um potencial enorme para conquistar usuários do Foursquare, Yelp e até mesmo Google Maps. Vamos esperar para ver como isso será recebido pelo grande público quando vier a tona.

Fonte: Search Engine Land via The Next Web