Facebook está testando nova função que personaliza feed de notícias

Por Redação | 11 de Maio de 2015 às 09h16
photo_camera Divulgação

O algoritmo do Facebook tem eficiência questionável, pois, na tentativa de exibir apenas posts de páginas e pessoas com quem o usuário interage com frequência, muitas vezes acaba também “ressuscitando” mensagens antigas que não interessam mais. Uma nova função, ainda em caráter de testes, parece tentar contornar um pouco essa situação, permitindo que os próprios donos de perfis escolham seus posts preferidos, que aparecerão com destaque no feed de notícias.

Como sempre acontece com funções desse tipo, o experimento começou de supetão e envolvendo um número limitado de usuários da versão mobile no Android e iOS, principalmente nos Estados Unidos. Em todos os casos, os “eleitos” veem uma caixa logo no topo do feed de notícias e, por lá, podem indicar páginas e pessoas para aparecerem sempre no topo, em destaque, de forma a não perder nenhuma das publicações feitas por eles.

A escolha, claro, tem suas indicações baseadas no algoritmo que faz a priorização automática atual. Mesmo assim, dá para escolher virtualmente qualquer contato da lista de amigos ou páginas curtidas, o que vai permitir que o Facebook entenda melhor o que cada usuário procura ali e de que maneira pode melhorar a exibição de novidades.

Facebook See What You Love

Falando oficialmente, a rede social confirmou a realização de um “pequeno teste” com o novo sistema, que tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários. Não se sabe ao certo, porém, de que forma as escolhas poderão alterar o funcionamento do algoritmo, nem se a mudança estará disponível para todos.

Para quem não tem acesso ao teste, a única maneira de garantir que se está vendo todas as publicações de um contato ou página é ativar notificações específicas para o indivíduo em questão. A opção não dá destaque às postagens, mas garante que elas aparecerão no feed de notícias sempre que realizadas.

Fonte: AdWeek

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.