Facebook encerrará suporte de upload automático de fotos para promover Moments

Por Redação | 15 de Dezembro de 2015 às 10h19

O Facebook acredita que pode ter mais um grande aplicativo popular em suas mãos. O Moments, app para compartilhamento de fotos privadas, já foi lançado há algum tempo, mas ainda não obteve o sucesso que a rede social esperava. Para dar uma mãozinha na adesão ao app, o Facebook adotou uma estratégia ousada, mas que já vimos antes: o upload automático de fotos para o site será descontinuado e quem desejar continuar usufruindo da funcionalidade terá que ter o Moments instalado.

A rede social já havia utilizado essa mesma estratégia para promover o Messenger. Com o intuito de aumentar a base de usuários do aplicativo, ela descontinuou o serviço de mensagens instantâneas de seu app principal, forçando os usuários a baixarem o Messenger para continuar a se comunicar com seus amigos.

Facebook Moments

A partir de 10 de janeiro, o upload automático de fotos do rolo de câmera do smartphone para o Facebook poderá ser realizado apenas através do Moments e não mais através da rede social. A notificação sobre essa informação está aparecendo no feed de notícias dos usuários do Facebook. Para os usuários que não desejam baixar o Moments e terem suas fotos migradas para o app, poderão baixar todas elas em um arquivo ZIP e exclui-las totalmente do Facebook.

O Moments é um aplicativo focado em compartilhamento de fotos para um grupo seleto de amigos. Além disso, o serviço possui o recurso de reconhecimento facial, onde os usuários da rede social poderão marcar seus amigos e sincronizar as fotografias em suas coleções. O aplicativo deve competir diretamente com o Google Photos, que ganhou muitas melhorias recentemente e terá como vantagem o armazenamento de fotos de maior qualidade, visto que o site de Mark Zuckerberg reduz todas as fotos para 720 pixels de largura.

Facebook Moments

A mudança pode não ser apenas para promover um novo aplicativo, mas também para reduzir o peso e as funções do aplicativo principal, que tem recebido críticas dos usuários por exigir tanto dos dispositivos ao ser executado. Vale lembrar também que a descontinuação da sincronização de fotos no Facebook só continuará disponível em mercados onde o aplicativo Moments ainda não está disponível.

Fonte: TechCrunch

Fonte: http://techcrunch.com/2015/12/14/facebook-is-killing-photo-syncing-asks-users-to-download-its-moments-app-instead/?ncid=rss&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Techcrunch+%28TechCrunch%29&sr_share=twitter#.9zogbxh