Facebook encerra plataforma de desenvolvimento de apps por causa da concorrência

Por Redação | 29 de Janeiro de 2016 às 10h52

O Facebook anunciou que irá encerrar gradativamente o Parse, serviço de hospedagem de aplicativos que a rede social adquiriu em 2013 como parte do esforço para atrair mais desenvolvedores de aplicativos para a sua plataforma. Com a descontinuação do serviço, os desenvolvedores terão um ano para transferir seus aplicativos para outros servidores, com a possibilidade de baixarem a versão do software da Parse e hospedarem em serviços concorrentes, como o Heroku da Salesforce ou o Amazon Web Services.

O encerramento do serviço de hospedagem de apps acontece pouco mais de um ano após a conferência de desenvolvedores F8, onde o Facebook anunciou com expectativa o desejo de transformar a rede social também em uma plataforma de apps. Em 2013, Ilya Sukhar, CEO da Parse, havia declarado que a parceria entre as duas companhias iria ajudar os desenvolvedores a "construir, crescer e rentabilizar" os aplicativos desenvolvidos.

No entanto, a estratégia do Facebook parece ter sofrido com a forte concorrência no mercado de serviços na nuvem. Além da Heroku e do Amazon Web Services, o segmento conta ainda com o Microsoft Azure, que junto com as outras duas concorrentes são as plataformas mais escolhidas pelos desenvolvedores para criarem seus softwares.

O encerramento do Parse é uma notícia ruim para o Facebook, que precisa melhorar o seu relacionamento com os desenvolvedores, ainda mais em um momento em que precisa atrai-los para a construção de aplicativos para os projetos de realidade virtual e para os aplicativos Facebook Messenger e WhatsApp.

Fonte: Parse

Fonte: http://readwrite.com/2016/01/28/facebook-parse-shutdown

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.