Facebook é processado por facilitar tráfico sexual de menores

Por Natalie Rosa | 04 de Outubro de 2018 às 08h52
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, está processando o Facebook por facilitar o tráfico sexual em sua plataforma.

Identificada como Jane Doe, ela conta que aos 16 anos tornou amiga de outro usuário da rede social, com quem contava com amigos em comum, e um dia acabou sendo espancada, estuprada e obrigada a entrar para o mundo do comércio sexual. A ação ainda cita o site Backpage.com e dois proprietários de hotéis como réus.

"O Facebook tem sido usado continuamente para facilitar o tráfico humano, permitindo que traficantes sexuais usem uma plataforma irrestrita para perseguir, abusar, recrutar, e extorquir crianças para o comércio sexual. O Facebook agora é o primeiro ponto de contato entre traficantes sexuais e essas crianças, não só fornecendo uma plataforma irrestrita para que esses traficantes tenham crianças como alvo, mas também os encobrindo com credibilidade", diz a denúncia.

Com isso, a rede social é acusada de negligência e de violar a lei de 2009 contra o tráfico no Texas. O documento conta que o traficante usou um perfil falso, que o Facebook não fez o suficiente para confirmar sua identidade e que os usuários deveriam ser alertados sobre a presença de traficantes na plataforma.

Site acusado de aliciar menores para o tráfico sexual (Imagem: Captura de tela/Backpage.com)

O site Backpage.com, que está bloqueado pelo FBI desde abril, está sendo acusado de ajudar traficantes de seres humanos em tentativas de exploração de menores de idade e outras vítimas. Os dois donos de hotéis citados no processo são acusados de "fechar os olhos" ao tráfico e aos abusos que aconteceram em seus estabelecimentos.

O processo de Jane Doe pede, pelo menos, US$ 1 milhão de indenização por danos.

Fonte: Endgaget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.