Facebook e Instagram são ferramentas preferidas para planejar viagens

Por Redação | 22 de Dezembro de 2016 às 16h04
photo_camera Sky Scanner
TUDO SOBRE

Facebook

O verão inaugura oficialmente a temporada de férias, e para muitos elas já começaram. Mas o planejamento desse período tão esperado por todos teve início há alguns meses. Uma pesquisa encomendada pelo Facebook, e conduzida pela GfK, aponta não só que o planejamento começa antes, mas que as ferramentas mais utilizadas para isso são o telefone celular, assim como redes sociais como Facebook e o Instagram.

De acordo com a pesquisa, 3 em cada 5 viajantes começam a planejar suas viagens com pelo menos dois meses de antecedência, assim como as redes sociais e a popularização de dispositivos móveis mudou completamente a maneira de escolher um novo destino e programar uma viagem.

"O planejamento ficou mais conveniente e esses aparelhos agora servem como nova bússola de viajantes, guiando-os de inspiração para reservas e pesquisas", conta Priscyla Laham, diretora de negócios do Facebook no Brasil.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Uma das novidades encontradas pelo estudo é que os dispositivos móveis passaram a ganhar preferência durante o processo de planejamento das férias, deixando desktops e laptops para trás: 55% das pessoas começam suas pesquisas de viagem usando o celular. Além disso, dentre os viajantes que concluíram a reserva da sua última viagem online, 22% usaram um smartphone.

Contudo, uma experiência completa para os viajantes inclui mais de um dispositivo, já que metade revelou usar dois ou mais dispositivos móveis e 60% dos entrevistados afirmam utilizar computador e celular para planejar e pesquisar informações sobre a viagem. "Os consumidores cada vez mais tem um comportamento omnichannel e é importante que as empresas do segmento de viagens entendam a trajetória do consumidor e o impacto que cada canal de comunicação têm nas decisões finais de compra", defendeu Laham.

De acordo com o levantamento, o mundo móvel estimula o planejamento de viagens e os viajantes são inspirados por uma série de fontes – incluindo conteúdos compartilhados pelo Facebook, Instagram e Messenger.

Ao planejar uma viagem, as pessoas visitam uma média de 37 pontos de contato digitais de 1 a 2 meses antes da viagem, e não o fazem de forma linear. As redes sociais, por exemplo, são as principais fontes de inspiração e pesquisa: 59% dos viajantes disseram que utilizaram o Facebook e 92% usaram o Instagram para planejar as férias. Do grupo de viajantes que disseram encontrar inspiração on-line, 83% obteve ideias para sua última viagem a partir do Facebook, assim como o Instagram (55%) e o Messenger (51%) também foram influentes.

Além disso, 48% são inspirados por conhecer histórias de viagem de outras pessoas, 31% gostam de seguir fornecedores de viagens online e 32% dizem que assistir a um vídeo online pode inspirar uma visita a um novo local.

"As pessoas passam 1 de cada 5 minutos que estão conectadas no Facebook e no Instagram, principalmente pelo celular, e acabam descobrindo muito em nossas plataformas", conta Priscyla. "A melhor maneira de influenciar os viajantes é se engajar nas discussões e estabelecer um diálogo com presenças nos principais canais de comunicação de interesse deles".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.