Facebook e Instagram lançam iniciativa para empreendedorismo feminino

Por Redação | 22 de Junho de 2016 às 16h55

Hoje (22), o Facebook e o Instagram apresentaram um novo programa para incentivar o empreendedorismo feminino, que pretende celebrar ideias, contar histórias de negócios fundados por mulheres e levar capacitação para inspirar outras mulheres a construírem seus próprios projetos. A hashtag #ElaFazHistoria reunirá depoimentos e homenagens das próprias mulheres sobre as histórias reais que as inspiram. Todo o material ficará concentrado no portal exclusivo do projeto.

O portal fb.me/elafazhistoria também pretende ajudar a propagar as vozes femininas e incentivar muitas outras a buscarem as suas próprias realizações profissionais por meio de recursos educacionais — melhores práticas no Facebook e no Instagram e treinamentos, entre outros. Para ter uma noção da importância do empreendedorismo feminino no Brasil, a quantidade de mulheres que trabalham por conta própria cresceu 15% no país nos últimos 10 anos, mostrando um caminho capaz de derrubar barreiras causadas pela desigualdade de gênero.

"O número de páginas de negócios no Facebook gerenciadas por mulheres dobrou no último ano. E a conexão com essas páginas também aumentou, pois o número de mensagens enviadas a elas dobrou desde o início de 2015", informa a diretora de empreendedorismo do Facebook Camila Fusco. "Acreditamos que nossas ferramentas podem ajudar as mulheres a empreender e estimular outras a fazer o mesmo. Queremos contar histórias de mulheres para inspirar outras mulheres a buscarem pelas suas realizações profissionais", conclui Fusco.

A iniciativa do Facebook e do Instagram promoverá eventos exclusivos de capacitação e treinamento através de oficinas desenvolvidas em parceria com instituições como a ONU Mulher, Think Olga, Rede Mulher Empreendedora, Escola de Você e o programa ConnectAmericas Mulheres, do BID. As oficinas acontecerão até o final do segundo semestre em Recife, Belém, Porto Alegre, Brasília e São Paulo e também haverá um prêmio que reconhecerá as histórias relatadas pelas mulheres.

"O fortalecimento da liderança feminina é um dos pilares da nossa organização. Acreditamos que a diversidade é o que nos leva a inovação e o empreendedorismo feminino é uma das ferramentas para um futuro mais inclusivo e revolucionário", disse Nana Lima, diretora do Think Olga, um dos parceiros da iniciativa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.