Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook é acusado de interferência na política e inércia contra fake news

Por| 17 de Setembro de 2020 às 11h03

Link copiado!

Slashgear
Slashgear
Tudo sobre Facebook

“Nos três anos em que trabalhei no Facebook, presenciei diversas tentativas claras de governos internacionais para abusarem da plataforma e desinformar sua própria população”. As palavras fortes fazem parte de um documento extenso escrito por Sophie Zhang, ex-cientista de dados da rede social, que expôs as mecânicas internas de moderação contra campanhas de fake news na plataforma, bem como a inação da companhia diante de operações flagrantes dessa categoria em diferentes países.

O texto foi publicado em uma ferramenta interna da companhia, mas acabou sendo obtido e postado pelo site Buzzfeed News. Na publicação, Zhang acusa o Facebook de trabalhar com foco na própria imagem pública, de forma a evitar eventuais problemas ainda que isso signifique não agir diante de flagrantes violações dos direitos civis ou manipulação política. Isso aconteceria em escala internacional, afirmou, com direito a atitudes (ou não) sendo tomadas em diferentes países de acordo com os interesses dos EUA ou de países ocidentais nos quais a plataforma está presente.

O documento traz diversos exemplos desse tipo e também faz um mea culpa, com a cientista de dados afirmando que, quando a decisão de tomar uma atitude ou manter a neutralidade não vinha de um superior ou membro de alto escalão do Facebook, cabia a ela escolher o que fazer. Zhang afirma que sente como se tivesse sangue nas mãos e que essa pressão causou danos psicológicos severos, que não foram atendidos pela rede social. Pelo contrário, ela afirma ter recebido a orientação para que parasse de focar em “trabalhos civis”, senão seria demitida da empresa, algo que efetivamente aconteceu há algumas semanas.

Continua após a publicidade

Zhang cita diferentes exemplos em que ações foram tomadas ou não pela rede social ou não, todos envolvendo interferência política ou relacionados a eleições vindouras. Em um dos casos mais marcantes para a ex-funcionária, o Facebook teria levado nove meses para agir contra uma campanha de fake news criada para aumentar a popularidade do presidente de Honduras, Juan Orlando Hernandez. Após as atitudes, que envolveram banimentos, os fakes voltaram a agir, mas nada foi feito em relação a essa segunda onda. A campanha foi considerada parte integrante de uma eleição que, em 2018, o elegeu para um segundo mandato, e foi considerada fraudulenta por organizações internacionais.

Outros exemplos envolvem uma campanha coordenada para ameaçar e hostilizar a oposição ao governo do Azerbaijão, cujas atitudes vieram apenas um ano após a identificação do esquema, e a descoberta de uma rede de milhares de perfis e grupos no Facebook para manipular as eleições de Nova Deli, capital da Índia. Em um dos casos onde nenhuma atitude foi tomada, movimentações online tentavam minar o presidente boliviano Evo Morales em prol do candidato da oposição, Carlos Mesa. Zhang associa a situação aos posteriores protestos que tomaram o país, resultando em dezenas de mortos e na renúncia do político — este é uma das ocorrências em que a decisão ficou a cargo de Zhang, que disse não ter feito nada a respeito.

Por outro lado, a cientista de dados também cita atitudes robustas do Facebook diante de casos desse tipo, como a remoção de mais de 10,5 milhões de usuários, grupos de disseminação de fake news e até reações falsas relacionadas às campanhas políticas de 2018 nos Estados Unidos e no Brasil. Em ocorrências mais recentes, 672 mil contas teriam sido banidas por fazerem parte de um esquema para disseminar desinformação sobre a pandemia do coronavírus entre cidadãos americanos e espanhóis, envolvendo até mesmo postagens nas páginas de órgãos oficiais que motivaram pedidos para que a plataforma tomasse uma atitude.

Zhang afirmou publicar frequentemente sobre as descobertas em uma rede interna dos colaboradores do Facebook, já que contatos diretos com a gerência, muitas vezes, não geravam resultados. A cientista de dados disse ter se recusado a assinar um acordo de confidencialidade ao ser demitida, o que também fez com que ela deixasse de receber US$ 64 mil em acordos pela dispensa, para que a carta fosse liberada ao público e, principalmente, aos antigos colegas de trabalho que ainda estão envolvidos na moderação e análise do fluxo de postagens da rede social.

Continua após a publicidade

Em resposta, a diretora de comunicação do Facebook, Liz Bourgeois, afirmou que agir contra o que chamou de “comportamentos inautênticos coordenados” é a prioridade da rede social, bem como questões envolvendo spam e engajamento falso. A executiva citou que, desde a criação de times especializados para lidar com operações desse tipo, mais de 100 redes do tipo foram desbaratinadas e deixaram de operar.

Sobre as declarações específicas de Zhang, Bourgeois afirmou que todas as questões levantadas pelos funcionários destas áreas são analisadas cuidadosamente antes que qualquer atitude seja tomada ou o Facebook se pronuncie publicamente. A diretora de comunicações disse, ainda, que o time de moderação conta com especialistas no assunto, que se dedicam em tempo real a um trabalho que exige muito deles.

Fonte: BuzzFeed News