Facebook criou regras para curadoria de notícias em novo recurso, diz documento

Por Natalie Rosa | 11 de Setembro de 2019 às 21h20
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Enquanto o Facebook não sai da mídia devido a problemas de segurança e privacidade — e suas consequências —, os engenheiros por trás da rede social estão trabalhando silenciosamente em mudanças na forma de exibir seu conteúdo.

Nos próximos meses, a companhia de Mark Zuckerberg deve lançar uma nova aba na rede social, com foco na exibição de notícias. A ideia já chegou a ser implementada há algum tempo, sob o nome de Trends, mas foi encerrada por falta de uso. Na época, o recurso chegou até mesmo a receber acusações de limitação de notícias sobre determinadas orientações políticas.

Imagem: Reprodução

Agora, como já havíamos anunciado, o Facebook está com um time de curadores para a seleção de conteúdo, e teria desenvolvido algumas regras editoriais, criando um padrão de exibição que, desta vez, possa ser bem visto por todos os públicos.

Está proibido, por exemplo, selecionar matérias com manchetes contendo palavrões, evitando também artigos que foram "criados para provocar, dividir ou polarizar". Serão exibidos os primeiros sites a noticiarem tal tema, sem destacar nada que ainda não tenha sido divulgado em mais de dois sites para evitar notícias não confirmadas. Informações sobre o próprio Facebook e seus executivos também não devem ser censuradas.

Uma pessoa que alega ter visualizado uma versão de testes da nova aba diz que ela contará com notícias de grandes portais, como CBS News, ABC News, The Huffington Post e The Wall Street Journal.

Fonte: Endgaget, The Information

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