Facebook cria data center com 2 mil smartphones para testar apps

Por Redação | 15.07.2016 às 09:47

O Facebook ampliará os testes de seus aplicativos através de um data center construído com 2 mil smartphones. O novo centro de dados está instalado em Prineville, no estado norte-americano do Oregon, e tem como objetivo certificar que os aplicativos da empresa estejam livres de erros e bugs. A nova instalação é um grande passo para os engenheiros do Facebook que testavam seus aplicativos em apenas um smartphone, o que se tornava um problema pelos usuários utilizarem smartphones diferentes e os aplicativos serem executados de maneira distinta em cada um deles.

A central de testes do Facebook é composta por 60 racks que acoplam 32 smartphones cada. "À medida que mais pessoas ao redor do mundo estão online pela primeira vez, nós queremos nos certificar de que nossos aplicativos e serviços funcionem bem para todos", explicou o engenheiro do Facebook, Antonie Reversat. Segundo ele, há a necessidade de a empresa compreender como as alterações de códigos podem afetar dispositivos high-end e aparelhos de baixo desempenho, além de analisar o impacto em sistemas operacionais diferentes.

A maioria dos aplicativos do Facebook são executados em larga escala, o que significa que a configuração de cada dispositivo afeta o aplicativo de forma diferente. Isso faz com que seja extremamente importante para a empresa realizar testes em uma grande quantidade de aparelhos distintos. "Temos milhares de mudanças a cada semana, e, dadas as complexidades de código do aplicativo do Facebook, podemos indevidamente introduzir regressões que ocupam mais dados, memória ou uso de bateria", disse Reversat.

Curiosamente, a maioria dos smartphones utilizados no novo centro de dados são aparelhos que já são considerados antigos, como o iPhone 4s e Samsung Galaxy Nexus. Isso acontece porque o Facebook está focando em seu próximo bilhão de usuários, que não possuem dinheiro para gastar em aparelhos topo de linha.

Via Facebook, Digital Trends