Facebook cria Conselho de PMEs para ouvir experiências dos empreendedores

Por Redação | 06 de Junho de 2016 às 19h01

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (6) a criação de um Conselho de pequenas e médias empresas (PMEs). O objetivo é ouvir as experiências de uso da rede social por essas companhias e aprender como elas utilizam as ferramentas de marketing disponíveis na plataforma para expandir suas vendas.

De acordo com o Facebook, entre hoje e amanhã (7), a empresa receberá um grupo desses empreendedores para um primeiro encontro, onde a rede social vai coletar informações dessas PMEs. Os membros do Conselho têm acesso a palestras de diferentes executivos do Facebook e do Instagram, e ao final de cada uma, é proposto um debate. Os empreendedores do Conselho de PMEs também receberão, no final do segundo dia, uma consultoria individual para aprimorar suas estratégias no Facebook.

"Milhares de brasileiros buscam no empreendedorismo uma maneira de prosperar, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam o Facebook diariamente para promover seus produtos e serviços, conversar com seus clientes, realizar negócios e gerar empregos", comentou a diretora de empreendedorismo no Facebook, Camila Fusco.

Os 15 primeiros empreendedores escolhidos para participar do encontro foram selecionados com base na representatividade de diferentes escalas de rendimento em seus negócios e também por diferentes níveis de maturidade de uso da plataforma. O Conselho de PMEs será periódico e ocorrerá duas vezes ao ano.

Ainda segundo o Facebook, a rede social já é uma parte importante na vida das pessoas, que buscam o que mais importa para elas – incluindo produtos e serviços. Para se ter uma ideia, dos 105 milhões de brasileiros que possuem um perfil na plataforma, 83% estão conectados com alguma PME.

"O Conselho de PMEs foi criado para que possamos ouvir as soluções diretamente dessas empresas, descobrir como podemos fazer para ajudá-las e onde precisamos melhorar. Estar próximo, compartilhando ideias, é a melhor forma de assegurarmos que nossa plataforma conseguirá atender as necessidades das PMEs e ajudá-los a crescer", completou.

Sheryl Sandberg, Chief Operating Officer do Facebook, afirmou que 95% das companhias no Brasil são pequenos negócios, e que mais de um terço delas usam o Facebook para se conectar com seus clientes.

"Nós queremos ajudá-los a crescer, então hoje estamos realizando o primeiro evento do Conselho de PMEs no Brasil. Estaremos nos encontrando com pequenas empresas brasileiras para aprender sobre como nós podemos dar suporte a elas à medida que criam empregos e oportunidades para pessoas no país. Quando pequenas empresas têm sucesso, todo mundo ganha. Estamos ansiosos para aprender com esses negócios no Brasil – e construir novas coisas juntos", destacou a executiva.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.