Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook contrata engenheiro da Google para projetar chips próprios

Por| 13 de Julho de 2018 às 23h40

Link copiado!

Facebook contrata engenheiro da Google para projetar chips próprios
Facebook contrata engenheiro da Google para projetar chips próprios
Tudo sobre Facebook

A fim de passar de uma empresa que fornece apenas serviços virtuais para uma companhia que também oferta hardware a seus usuários, o Facebook vem, há tempos, planejando lançar produtos por aí, como é o caso dos speakers inteligentes que estavam prometidos para 2018, mas que foram adiados no auge do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica.

Agora, a companhia de Mark Zuckerberg decidiu contratar Shahriar Rabii, que foi um dos principais desenvolvedores de chips para a Google, para ajudá-la a projetar seus próprios componentes. Rabii assume o cargo de vice-presidente do departamento de hardware, de acordo com seu perfil atualizado no LinkedIn.

Essa investida é, na verdade, uma tendência do mercado: outras gigantes da tecnologia já vêm buscando desenvolver hardware internamente, com o objetivo de se independer de fornecedores externos de renome, como Intel e Qualcomm, por exemplo. A própria Apple já cria seus próprios processadores personalizados para seus dispositivos móveis, pretendendo, também, produzir seus próprios chips para Macs até o ano de 2020 (abandonando a Intel).

Na Google, Shahriar Rabii hava liderado a equipe que desenvolveu os chipsets Visual Core para os smartphones da linha Pixel e, em sua nova função, deverá comandar a equipe de desenvolvimento de chips para os produtos que levarão consigo a marca do Facebook. Ainda, é possível que os Oculus VR (de propriedade do Facebook) passem a usar chips da própria companhia em um futuro próximo, dispensando os componentes fornecidos atualmente pela Qualcomm.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge