Facebook começa a testar suporte às Live Photos do iPhone 6s

Por Redação | 22 de Dezembro de 2015 às 09h15

A chegada das Live Photos ao iPhone 6s e iPhone 6s Plus foi uma enorme novidade. A ideia de trazer fotos que se movimentam despertou a imaginação e a criatividade de muita gente. E seria algo incrível se não fosse inútil. Afinal, apesar do conceito ser realmente interessante, os donos da nova linha de smartphones não têm muito o que fazer com essas imagens, já que não é nada fácil compartilhá-las. Até agora.

O Facebook anunciou que está começando a testar esse novo formato dentro da rede social e que alguns poucos usuários do iOS 9 já estão conseguindo enviar suas Live Photos para seus álbuns e linha do tempo, dando finalmente uma utilidade ao recurso. E a grande sacada da companhia foi permitir que qualquer pessoa possa visualizar as imagens em movimento e não apenas quem possui um iPhone 6s. Assim, o aparelho se torna necessário apenas para quem vai fazer o envio.

No entanto, se você já tem um dos novos iPhones e quer compartilhar com o mundo aquele quase GIF que você fotografou, é melhor ir com calma. A empresa de Mark Zuckerberg disse que esses testes ainda são bem limitados e apenas alguns poucos usuários já têm acesso ao recurso. Os sortudos que foram escolhidos vão perceber que as Live Photos vão vir acompanhadas de um pequeno ícone que mostra que aquela foto pode ser enviada no seu formato original e não apenas como uma figura estática. E o mesmo acontece com quem for visualizar: se você não estiver dentro do clubinho, vai ver apenas uma foto padrão.

Live Photo

Ainda não há previsão para que o suporte total às Live Photos seja liberado. Em setembro, a Apple prometeu que o Facebook permitiria o envio desse novo formato à rede social até o fim de 2015. Por mais que ainda não seja para todo mundo, a empresa estava certa, então é bem provável que tenhamos uma liberação para os demais usuários já nos primeiros meses de 2016. Com isso, a tecnologia apresentada nos novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus deve finalmente começar a se popularizar.

Até então, as Live Photos podiam ser compartilhadas somente no Tumblr, que recebeu suporte ao formato no último dia 10 de dezembro. E esse apoio de outras empresas, sobretudo redes sociais, é mais do que fundamental para o futuro do formato, ainda mais se tratando algo exclusivo da Apple. Se a Maçã de Cupertino quiser que as fotos em movimento continuem vivas pelas próximas gerações de iPhone, é bom que tenhamos mais companhias apoiando a ideia.

Fonte: Apple Insider