Facebook começa a exibir publicidade em sua ferramenta de grupos

Por Redação | 11.10.2016 às 08:36

O Facebook encontrou mais um jeito para ganhar receita para além de seu feed de notícias. A rede social está testando o uso de anúncios dentro de grupos, espaços privados para trocas de informações, fotos e posts onde somente membros selecionados podem ter acesso. Por enquanto, a primeira leva de testes pode ser vista na ferramenta de grupos do Facebook na Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia.

"Nós começamos a testar fornecer anúncios nos grupos do Facebook, e avaliaremos a resposta antes de determinar como vamos avançar", disse a rede social em um comunicado ao blog de tecnologia TechCrunch. Segundo a empresa, as propagandas terão a mesma aparência como as que aparecem no feed de notícias e serão segmentadas de acordo com tópicos discutidos e o perfil dos grupos.

Há mais de 1 bilhão de usuários dentro da ferramenta de grupos, criada em 2010, sendo que 450 milhões deles estão em grupos de compra e venda. Como esses espaços geralmente são específicos -- reunindo fãs de uma marca ou um time de futebol, por exemplo --, é mais fácil vender publicidade direcionada lá dentro, o que torna os anúncios mais caros.

A novidade é um passo importante para o Facebook. Recentemente, a companhia disse que o espaço para publicidade na rede era esperado para acabar em meados de 2017, portanto seria necessário encontrar novas formas de ganhar dinheiro. O Facebook Workplace, plataforma social exclusiva para empresas, lançada nesta terça-feira, 11, também é prova disso.

Fonte: TechCrunch