Facebook começa a liberar transmissões ao vivo para todos os usuários

Por Redação | 03 de Dezembro de 2015 às 17h22

Depois de uma implementação considerada bem-sucedida junto a celebridades e personalidades, o Facebook começou nesta quinta-feira (03) a abrir a função de streaming de vídeo ao vivo para todos os usuários da rede social. A novidade, porém, aparece ainda em caráter de testes e, por enquanto, está disponível apenas para uma porcentagem de usuários de iPhone que moram nos Estados Unidos.

O funcionamento, porém, é basicamente o mesmo. Utilizando a própria câmera do celular, os usuários podem realizar streamings ao vivo para sua comunidade, acompanhando os comentários na própria tela e engajando diretamente com a audiência. Seguidores e, nesse caso, amigos, recebem notificação quando um contato entrar no ar, já que todo o sistema existe a partir dos próprios perfis e não apenas de páginas oficiais.

Facebook Live Streaming

A iniciativa, por enquanto, está restrita aos celulares e não existe previsão de quando, nem se, ela será aberta em outros dispositivos. Além disso, segundo o Facebook, ainda não há perspectiva de quando o total absoluto de usuários terá acesso à funcionalidade. A empresa revelou apenas estar acompanhando os testes e trabalhando para que a função, ainda em estágio Beta, chegue também ao Android no começo do ano que vem.

Trata-se de mais um movimento do Facebook rumo ao mercado de vídeo, um que ele vem dando extrema atenção desde meados do ano passado. Além de atacar o YouTube, outro alvo é o Twitch, já que a possibilidade de realizar transmissões ao vivo deu aos criadores de conteúdo a possibilidade de engajar com os usuários de forma muito mais direta em um sistema com o qual eles já estão acostumados e fazem uso constante.

Outra novidade, também por enquanto disponível apenas para os usuários de iPhone, é uma função que facilita o compartilhamento de fotos em sequência. No celular, ao clicar para realizar o compartilhamento de uma foto, o sistema é capaz de agrupar elas em montagens e subi-las todas ao mesmo tempo para a rede, com o usuário podendo criar álbuns diretamente e adicionar mais informações.

Facebook Collages

A funcionalidade trabalha a partir de critérios como data e geolocalização das imagens. Assim, é capaz de identificar, por exemplo, que todas as fotografias foram feitas em uma viagem e até sugerir o nome do local como título do álbum. Marcações automáticas de amigos também podem ser realizadas por meio do novo sistema.

Assim como no caso do streaming de vídeo, a nova maneira de se fazer o upload de fotos deve dar as caras no começo do ano que vem. Ao contrário da anterior, porém, não se trata de uma função em caráter de testes, mas sim de uma que já está pronta e deve ser implementada de maneira gradual para todos os usuários de dispositivos móveis.

Fonte: Facebook

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.