Facebook atualiza seu sistema de pesquisa para concorrer com Google e Twitter

Por Redação | 23.10.2015 às 13:20

O Facebook anunciou em seu blog que está atualizando seu recurso de pesquisa para que usuários busquem entre 2 trilhões de itens indexados, colocados em público sobre qualquer assunto, tornando-o mais fácil de encontrar informações em tempo real e assuntos relevantes. A novidade deve melhorar consideravelmente a qualidade das pesquisas feitas na rede social.

Por exemplo, caso o usuário procure por um termo como "Síria" ou "Mets World Series", ele não verá uma lista de grupos sugeridos, páginas ou eventos. Em vez disso, ele será direcionado para um feed personalizado, que fará uma curadoria de conteúdo relevante. O Facebook também fará sugestões: caso você escreva "água", poderá sugerir "água em Marte", por exemplo.

Facebook

O ajuste no sistema de pesquisa da rede social irá afetar diretamente o Google e o Twitter, visto que o objetivo do Facebook é fazer com que os usuários fiquem o maior tempo possível no site. Se os usuários sentirem que podem encontrar qualquer informação nas buscas do Facebook, eles poderiam fazer mais pesquisas na rede social em vez de utilizar o Google para isso.

Já o Twitter acabou de lançar o "Momentos", que promete mostrar aos usuários os tuítes mais importantes e informações sobre eventos de interesse jornalístico em tempo real. A nova pesquisa do Facebook, essencialmente, é uma versão personalizada do "Momentos", o que certamente colocará em xeque o serviço do Twitter.

Embora o Facebook tenha dito que agora não está proporcionando anúncios em seus novos produtos de busca, os investidores provavelmente verão a novidade como um bom sinal. Após o anúncio financeiro da empresa no segundo trimestre, os analistas já estão pensando em potenciais serviços para aumentar o fluxo de receita. Sendo assim, anúncios na nova pesquisa deverão ser inseridos em breve.

Via Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/facebook-has-search-indexed-2-trillion-posts-2015-10