Facebook aprimora ferramentas de conexão entre público e negócios locais

Por Carlos Dias Ferreira | 06 de Agosto de 2018 às 18h41
Tudo sobre

Facebook

O Facebook parece mesmo empenhado em se tornar uma plataforma de conexão entre usuários e estabelecimentos. Em particular, entre você e um emprego próximo ou o local mais adequado para comer massas ou curtir uma noitada –— conforme deixam claro várias funcionalidades recentemente aprimoradas da rede social.

“Comunidades locais são formadas, se desenvolvem e se sustentam por pessoas”, escreveu o vice-presidente de comunidades da companhia, Alex Himel, em publicação oficial. “No Facebook há mais de 80 milhões de empreendimentos de pequeno porte que utilizam nossas ferramentas de negócio gratuitas”, disse também.

A fim de potencializar essa interação, portanto, a rede social recentemente aparou as arestas das seguintes funcionalidades:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

  • Páginas reformuladas: segundo Himel, as páginas internas do Facebook vêm sendo remodeladas para “tornar mais fácil a interação entre as pessoas e os negócios locais”, a fim de “encontrar o que elas mais precisa”. Em termos mais concretos, é possível fazer reservas em restaurantes, em centros de estética ou assistir a “Stories” que mostrem quem realmente está por trás do balcão.
  • Recomendações: já bastante populares hoje, as buscas por recomendações das comunidades do Facebook, que sugerem “onde ir”, “o que comprar” ou “o que comer”, devem se tornar mais proeminentes nos próximos meses.
  • Eventos: segundo dados oficiais da companhia, em torno de 700 milhões de pessoas utilizam eventos no Facebook mensalmente, em que se incluem várias organizações sem fins lucrativos — como a CUESA, que garante a conexão entre a agricultura familiar e os mercados. Os eventos da rede social devem também se tornar particularmente úteis na hora de comprar um ingresso para shows ou apresentações. Segundo Himel, há “duas vezes mais pessoas” adquirindo tickets dessa forma do que por meio de sites oficiais externos.
  • Uma ajuda para encontrar trabalho: “Nós estamos expandindo nossa ferramenta de empregos para ajudar mais pessoas a encontrar um trabalho”, afirma o executivo, acrescentando que mais de 60% das novas ofertas de vagas são oriundas de pequenos negócios de dimensão local; essa funcionalidade deve agora ser expandida para a totalidade dos usuários da rede.
  • Busca por negócios próximos: em breve deve se tornar mais fácil encontrar comércios e empresas locais. “Agora é possível selecionar a opção ‘Local’ no aplicativo do Facebook ou no aplicativo exclusivo Facebook Local.” Dessa forma, deve ficar mais rápido tomar conhecimento dos locais mais recomendados da sua região.

Fonte: Facebook Newsroom

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.