Publicidade

Facebook está criando inteligência artificial para entender tudo que você posta

Por| 01 de Junho de 2016 às 18h29

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Facebook

O Facebook é a principal rede social dos dias de hoje, ocupando o posto de mais popular de todo o planeta com todos os méritos. Apesar disso, a companhia de Mark Zuckerberg não é reconhecida pela excelência do sistema de busca embutido na plataforma, algo que o executivo pretende começar a mudar. Nesta quarta-feira (1), o Facebook anunciou o lançamento da DeepText, uma plataforma de inteligência artificial que pretende compreender melhor tudo o que você quer ao realizar uma busca.

Segundo uma postagem feita no blog de desenvolvimento do Facebook, o DeepText é um “motor de entendimento capaz de compreender com precisão quase humana o conteúdo textual de diversas postagens por segundo, abrangendo mais de 20 idiomas”. O sistema se baseia na tecnologia de aprendizado profundo para a nivelar uma série de arquiteturas de redes neurais profundas, revela o texto assinado por Ahmad Abdulkader, Aparna Lakshmiratan e Joy Zhang.

Palavras contextualizadas em um sistema global

A aposta na tecnologia de aprendizado profundo se dá por uma razão simples: a necessidade de contextualizar as palavras usadas em uma pesquisa a fim de saber exatamente aquilo que o usuário procurar. Diante disso, o sistema de compreensão de texto inclui tarefas múltiplas, como classificação geral do tema de uma postagem e também subtemas relacionados a ele. Para se aproximar ainda mais daquilo que o cérebro humano é capaz de fazer, o Facebook quer ensinar gírias e desambiguações ao computador.

Continua após a publicidade

A opção pelo aprendizado profundo em detrimento de técnicas de programação neurolinguística (PNL) se dá ainda pela necessidade de criar um sistema global. Visto que o Facebook é uma plataforma amplamente usada no mundo inteiro, é importante que os pormenores de cada um dos 20 idiomas com os quais o DeepText vai trabalhar fossem compreendidos. Assim, o aprendizado profundo permite que esses detalhes sejam menos cruciais conforme o sistema se torna capaz de aprender a partir da interação com o texto sem nenhum (ou quase nenhum) processamento.

Mais entendimento

Se em um sistema de PNL, as palavras “cidade” e “felicidade”, por exemplo, tem codificações distintas, um sistema de aprendizado profundo permite que o software trabalhe com palavras embutidas. Assim, ele compreende melhor o ecossistema no qual elas estão incluídas e é capaz de perceber que uma palavra (no caso “cidade”) está dentro de outra, ampliando a capacidade de compreender o valor semântico de cada uma delas.

Da mesma forma, este sistema pode tornar muito mais simples a compreensão de expressões equivalentes em idiomas distintos. Na postagem do Facebook, ele cita as expressões “happy birthday” e “feliz cumpleaños” (feliz aniversário em inglês e espanhol, respectivamente) para destacar que, analisando os contextos nos quais elas se encontram as aproximam, apesar da diferença entre ambas. Com isso, o DeepText se torna capaz de criar modelos que independem de idioma.

Continua após a publicidade

Inteligência artificial em prol da praticidade

Dentre os vários detalhes oferecidos pela postagem realizada pelos especialistas do Facebook, outro que chama a atenção é o uso do DeepText para extrair informações de uma postagem a fim de aumentar a precisão com que as pessoas encontram aquilo que procuram.

Por exemplo, se alguém posta “Eu gostaria de vender a minha velha bicicleta por US$ 200, alguém se interessa?”, a plataforma de inteligência artificial seria capaz de detectar exatamente do que se trata aquela postagem, extraindo os dados e informações mais relevantes (no caso, o que está sendo vendido e por quanto) e sugerindo ao usuário a ferramenta ideal do Facebook para que ele conclua esse tipo de transação.

Em suma, o DeepText tem potencial para ir muito além de aprimorar a forma como as pessoas encontram informações dentro do Facebook: ele pode revolucionar a forma como se utiliza a plataforma. Lembrando que a rede social é um microcosmo da internet, uma espécie de simulador no qual você encontra quase tudo o que há de disponível na web, tais aprimoramentos podem tornar o espaço desenvolvido por Zuckerberg ainda mais fechado à medida que se torna muito mais amplo. Além disso, essas movimentações indicam que a rede social pode, enfim, estar se preparando para bater de frente com o Google, seu grande rival.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook