Facebook anuncia seu terceiro data center fora dos Estados Unidos

Por Redação | 19.01.2017 às 19:21

O Facebook anunciou que vai construir seu terceiro data center fora dos Estados Unidos. O novo centro de dados da empresa de Mark Zuckerberg será em Odense, cidade com cerca de 200 mil habitantes na Dinamarca - a terceira mais populosa do país.

O novo centro será produto de um investimento de US$ 100 milhões e poderá gerar até 150 empregos quando estivel totalmente operacional. O Facebook não deu mais informações sobre a operação do data center ou de quando ele estará pronto.

Ele ficará sediado em um terreno de meio quilômetro quadrado comprado pelo Facebook no ano passado e funcionará 100% baseado em energias renováveis, segundo afirmou o diretor de operações de data center do Facebook, Niall McEntegart.

McEntegart chegou a comentar que a estrutura do local usará as tradicionalmente frias temperaturas locais para resfriar suas salas de servidores, sem apelar para o uso de ar condicionado como a maioria dos data centers.

"O data center de Odense será um dos mais avançados e energeticamente eficientes no mundo", destacou o executivo. O local se juntará aos outros centros da companhia fora dos Estados Unidos, que ficam em Lulea, na Suécia, e Clonee, na Irlanda. Nos Estados Unidos, a empresa tem dois data centers já estabelecidos - um no estado de Oregon e outro no estado da Carolina do Norte - e um novo será inaugurado em 2018 no estado do Novo México.

Fonte: Reuters