Facebook anuncia fim do aplicativo de notícias Paper

Por Redação | 01 de Julho de 2016 às 10h28

O Facebook irá encerrar o aplicativo de notícias Paper no próximo dia 29 de julho. Os usuários do app, lançado em janeiro de 2014, estão sendo notificados da descontinuação do serviço, que chegou a ser muito elogiado por críticos e usuários no seu lançamento, já que era uma alternativa com belo design, sem anúncios e que reunia informações sobre diversos temas, incluindo tecnologia, política, esporte e entretenimento.

Apesar do poder de alcance e a força da marca Facebook, o Paper não conseguiu figurar nem mesmo entre os 1.500 aplicativos mais baixados desde dezembro de 2014, de acordo com dados da empresa de pesquisa App Annie. A última atualização do app aconteceu em março de 2015 na versão iOS, visto que ele nunca foi lançado para dispositivos Android. O Creative Labs, iniciativa do próprio Facebook que foi responsável pelo desenvolvimento do Paper, foi encerrado em dezembro, tornando natural o fim do serviço de notícias.

"Nosso objetivo, com o Paper, foi explorar novos elementos de design envolventes e interativos que permitem ler e interagir com o conteúdo do Facebook. Aprendemos a importância de dar às pessoas esses elementos para criar uma experiência envolvente", afirmou a rede social em comunicado. Além disso, o Facebook declarou que os melhores aspectos do aplicativo foram "incorporados a principal aplicação" da rede social.

O design do Paper foi elaborado por Mike Matas, que pertencia a Push Pop Press, companhia adquirida pelo Facebook em 2011. As animações e a maneira intuitiva de interagir com o aplicativo o tornaram atrativo para muitos usuários, mas não foram suficientes para transformar em realidade o seu potencial de crescimento.

O Paper não é o único aplicativo desenvolvido pelo Facebook que foi descontinuado recentemente. No final do ano passado, a empresa anunciou o encerramento dos apps Slingshot, Riff e Rooms. Segundo a própria rede social, cada aplicativo lançado fez parte dos esforços de explorar novas formas de interação e engajamento dos usuários. Por conta disso, algumas das funcionalidades destes aplicativos foram integrados ao Facebook, ainda que de maneira individual não tenham recebido tanto interesse dos usuários.

Via The Verge

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.