Facebook anuncia plataforma wifi para regiões remotas

Por Redação | 06.07.2016 às 17:55
photo_camera Facebook

O Facebook não está perdendo tempo nem poupando esforços para viabilizar o projeto Internet.org, que pretende levar a internet para os mais de quatro bilhões de pessoas que ainda não estão conectados. Nesta quarta-feira (6), a empresa divulgou o projeto OpenCellular, um sistema open-source que visa disponibilizar pontos de acesso wifi em áreas remotas a preços mais acessíveis.

Com suporte desde a rede 2G até 4G, o OpenCellular quer melhorar a conectividade à redes e à internet. O dispositivo foi planejado para ser modular e aguentar condições mais severas de clima, como sol, vento e chuva, se adaptando a diferentes ambientes e regiões.

Facebook opencellular

Segundo o Facebook, montar uma infraestrutura de telefonia celular pode ser algo caro, dificultando a atuação das operadoras, principalmente as menores, em certas áreas. "Um dos objetivos era fazer melhorias de arquitetura e design que resultassem em custos menores associados com infraestrutura civil e de apoio", explica o engenheiro da empresa Kashif Ali em nota.

Ao abrir o código do hardware, além do software, o Facebook vai permitir que operadoras, empresa, pesquisadores e OEMs possam adaptar a tecnologia em versões próprias.

Facebook opencellular

Só o começo

Além do OpenCellular, a rede social pretende aumentar suas ferramentas open-source. Os projetos incluem software de gerenciamento de sistema, hardwares, antenas, amplificadores, filtros e outros dispositivos.

O OpenCellular já está em fase de testes na sede do Facebook, que está trabalhando com parceiros para viabilizar o projeto em grande escala.

Fonte TechCrunch