Facebook anuncia novas funções nas páginas comerciais e melhorias mobile

Por Redação | 10 de Setembro de 2015 às 08h34

Nesta terça-feira (8), o Facebook anunciou novas ferramentas e funcionalidades para as páginas de empresas e alterações na navegação em dispositivos móveis. A rede social é bastante utilizada pelas empresas, em especial pelos pequenos e médios negócios, totalizando atualmente 45 milhões de páginas de empresas e instituições ativas no site.

As novas funcionalidades e alterações incluem botões de ação com maior destaque nesses tipos de página e nos dispositivos móveis. A partir de agora, é possível perceber os novos botões "Envie uma mensagem", "Fala conosco" e "Ligue agora" na rede social, que os está liberando gradualmente.

Outra novidade interessante é que agora será possível que as empresas criem novas seções em suas páginas, como a seção "Compre", que mostrará o catálogo de produtos oferecidos pela loja; e "Serviços", que apresentará a descrição de trabalhos e preços do estabelecimento ou e-commerce.

Apesar do avanço para disponibilizar mais recursos para as empresas, o Facebook ainda não permite que os usuários façam compras diretamente pela página.

De acordo com a própria rede social, atualmente mais de 655 milhões de usuários acessam o Facebook através de dispositivos móveis e, para Benji Shomair, diretor de páginas do Facebook, devido à utilização de telas menores para acessar o conteúdo da rede social, é necessário destacar e dar mais visibilidade às informações mais importantes.

"Estamos criando uma grande barra colorida abaixo da foto de capa com uma única mensagem, que é o que o pequeno negócio quer que um consumidor faça quando visita sua página. É preciso priorizar o que você deseja comunicar", declarou.

Página no Facebook

Sobre a inclusão das seções dentro das páginas, Shomair se mostrou otimista e crente de que as empresas farão o melhor uso possível dos recursos. "Pela primeira vez, estamos permitindo que empresários configurem as seções em sua página", disse.

As novas funções das páginas do Facebook serão implementadas nos dispositivos móveis até o final de 2015. As páginas poderão contar com as seções Fotos, Vídeos, Serviços e Compre.

Essas configurações permitirão que cada empresa personalize a sua página conforme a necessidade. "Até agora, todas as páginas do Facebook, quer sejam de um dentista ou de uma instituição de caridade, são quase iguais. Mas nós sabemos que todo pequeno negócio é único e tem seus próprios objetivos e metas. Por isso, pela primeira vez vamos permitir configurações adicionais da página do Facebook para satisfazer as necessidades de cada negócio", afirmou o diretor do Facebook.

Ainda de acordo com Shomair, um milhão de novas páginas destinadas às empresas são criadas na plataforma mensalmente. "No Brasil, há 96 milhões de pessoas no Facebook e 80% delas estão conectadas a páginas de pequenos e médios negócios. O que vimos é que, com a mudança para os dispositivos móveis, o número de mensagens entre pessoas e páginas do Facebook mais do que dobrou no último ano", explicou.

Além das novidades anunciadas nesta semana, o Facebook anunciou também três novas ferramentas de comunicação entre empresas e usuários no mês de agosto. Elas incluem um botão de envio de mensagem em anúncios, uma identificação para as páginas que respondem rapidamente seus clientes e respostas privadas nos comentários.

Fonte: VentureBeat

Fonte: http://venturebeat.com/2015/09/08/facebook-pages-become-more-mobile-friendly-with-new-action-buttons-and-sections/