Facebook anuncia construção de novo data center que usará energia 100% renovável

Por Redação | 08 de Julho de 2015 às 14h33

O Facebook anunciou nesta terça-feira (7) que está abrindo um novo data center na cidade de Fort Worth, no Texas, Estados Unidos. Embora pareça bastante ordinária, a ação merece destaque porque a rede social investirá um total de US$ 500 milhões e fará com que a infraestrutura seja alimentada com energia renovável.

Este será o quinto centro de processamento da companhia, que também tem servidores instalados nos estados norte-americanos de Iowa, Oregon e Carolina do Norte e na Suécia. Segundo o Facebook, a localidade contará com 40 funcionários e será abastecida com energia 100% renovável. Para que isso seja possível, a rede social importará mais de 200 megawatts de energia produzida num parque eólico de 17 mil acres a 145 quilômetros de distância da nova estrutura.

Além disso, a companhia prometeu que utilizará formas mais ecológicas de resfriamento das máquinas para reduzir o consumo de energia. A principal delas é a coleta de ar frio de áreas externas, que substituirá os sistemas intensivos baseados em condicionadores de ar, que geralmente ficam ligados o dia inteiro, durante todo o ano.

Por fim, a companhia disse acreditar piamente que é este o caminho a ser seguido para economizar não apenas energia, mas também recursos. Desde que começou a otimizar sua infraestrutura para que ela se tornasse mais "verde", o Facebook diz ter poupado mais de US$ 2 bilhões em custos na operação das máquinas nos últimos três anos. Com esses números em mãos, a companhia agora planeja ajustar pelo menos 50% de todos os seus data centers para que eles usem energia renovável até o fim de 2018.

Fonte: Facebook Newsroom

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!