Facebook: algoritmo identifica quando usuário oculta muitos posts de propósito

Por Redação | 03.08.2015 às 16:35
photo_camera Divulgação

Quem acessa o Facebook todos os dias sabe o quanto somos bombardeados por atualizações, imagens, textos e postagens de páginas e dos nossos amigos. O problema é que nem sempre estamos dispostos a ver tanta coisa em um único lugar. Há algum tempo, a rede social anunciou mudanças em seu algoritmo que permitem regular o que queremos ou não ter ali no feed de notícias. Agora, mais uma novidade chega para dar mais controle a esse tipo de conteúdo.

A mudança afeta diretamente o mecanismo "Hide", que oculta posts indesejados na plataforma, mas a alteração não traz uma reformulação em todo o sistema. A diferença é que o software está mais inteligente e vai identificar aquilo que o usuário realmente quer ver no serviço de Mark Zuckerberg.

De acordo com o Facebook, a ideia inicial de ocultar postagens era dar mais controle ao internauta sobre qualquer conteúdo listado na rede social e permitir o bloqueio dessas atividades com base nos interesses do usuário. Só que muitas pessoas usaram essa opção de forma desenfreada, ou seja, ocultava todos os posts, mesmo aqueles que eram curtidos e comentados. Isso fez com que o mecanismo ficasse confuso e reduzisse o índice de engajamento dos próprios usuários.

Para a empresa, o ato de ocultar um post é negativo, mas ela reconhece que isso pode ter significados diferentes para alguns usuários. Por isso foi necessário reformular a maneira como o algoritmo trabalha: a partir de agora, quem usar muito o recurso de ocultação continuará recebendo conteúdo daquele mesmo assunto ou internauta. Já para os usuários que recorrem à ferramenta de forma menos abusiva, o sistema funcionará como o que acontece atualmente.

O Facebook ainda afirma que apenas um "grupo pequeno de pessoas" usa de forma exagerada a ocultação de postagens. "Aqueles que escondem muitas histórias vão começar a ver mais conteúdos em seus feeds de notícias e, provavelmente, vão ocultar ainda mais histórias [em suas timelines]", destaca a companhia. Além disso, a rede social afirma que, com base nesse mecanismo, donos de páginas poderão ver um número maior de conteúdo oculto em suas métricas, mas que o alcance de seus posts não será alterado.

Lembrando que, para ocultar publicações na rede social, basta passar o cursor sobre a postagem desejada, clicar no ícone de seta no canto superior direito daquele conteúdo e selecionar a opção "Ocultar publicação". Assim você verá menos mensagens daquela página ou usuário no seu feed de notícias.

Fonte: Facebook