Facebook ajuda empresas a criarem atendentes automáticos para o Messenger

Por Redação | 06 de Janeiro de 2016 às 11h53

Melhorar a experiência dos usuários no atendimento por meio de suas páginas oficiais é uma das metas atuais do Facebook, que estaria trabalhando ao lado de parceiros no desenvolvimento de bots que possam responder aos clientes automaticamente. A ideia é criar sua própria ferramenta para que, no futuro, qualquer companhia possa fazer isso, mas tudo, por enquanto, ainda está em estágio inicial de desenvolvimento.

O primeiro resultado dessa iniciativa, entretanto, já está disponível para os usuários. No final do ano passado, o Uber lançou uma funcionalidade em cidades selecionadas que permite aos clientes chamarem um carro a partir do Messenger. Por meio de sistemas de inteligência artificial e respostas automáticas, dá para conversar com o robô e solicitar um veículo, além de indicar o destino para o qual se deseja ir.

E é a partir desse trabalho que uma nova funcionalidade deve surgir. O objetivo é criar assistentes virtuais que sejam ao mesmo tempo abrangentes em suas funções e específicos para diferentes tipos de negócios, sendo capazes de, por exemplo, pesquisar informações em sistemas internos, indicar prazos de entrega e até mesmo processar pagamentos.

Ajuda, por exemplo, o fato de que o Facebook é gratuito em muitas operadoras de telefonia, inclusive no Brasil, e seu uso não é descontado de pacotes de franquia de dados. Isso permitiria a utilização de serviços de terceiros mesmo caso o usuário esteja sem acesso e, mais do que isso, os mantém dentro do próprio ambiente da rede social, o que, para a empresa de Mark Zuckerberg, é mais do que essencial.

Além disso, trata-se de mais uma forma de monetização, uma vez que ao transformar o Messenger também em uma ferramenta comercial, entra mais dinheiro de publicidade no caixa, ao mesmo tempo em que, para as companhias, o uso da função pode se tornar mais vantajoso que o desenvolvimento de aplicativos próprios para isso.

Por enquanto, porém, nada de previsão de lançamento, mas a existência de uma solução já em pleno funcionamento pelas mãos do Uber faz parecer que a chegada de um SDK pode estar bem próxima.

Fonte: TechCrunch

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