Facebook agora vai analisar fotos do usuário para enviá-las para amigos

Por Redação | 10.11.2015 às 11:34
photo_camera Divulgação

O Facebook está testando um novo recurso chamado Photo Magic para facilitar o compartilhamento de fotos com os seus amigos. Através do reconhecimento facial, o Facebook Messenger irá vascular suas fotografias recém-tiradas no smartphone para identificar quais de seus amigos estão nelas. Assim que o Messenger reconhecer um de seus amigos, imediatamente uma notificação será enviada para a pessoa da foto sem que você precise fazer nada.

Nos aparelhos Android, o recurso funcionará cada vez que uma nova foto for tirada. Assim, seus amigos podem receber a fotografia momentos depois dela ser tirada. Já para os usuários de iPhones, a nova funcionalidade fará uma varredura através da biblioteca de fotos de maneira periódica. Apesar de ser interessantes, a nova tecnologia pode parecer bastante invasiva.

Muitos usuários estão questionando a falta de privacidade que do recurso, enquanto o Facebook rebate a desconfiança afirmando que nada é feito sem a permissão do usuário. No entanto, pode ser que os mais desatentos não tenham percebido que deram permissão para que o Facebook vasculhe suas fotos. Para usar o Photo Magic, é preciso permitir que o Messenger tenha acesso a sua biblioteca de fotos para começar a enviar quaisquer notificações. Mas se você se sente um pouco assustado por ter a rede social olhando suas fotos, pode escolher entre duas opções: desativar as notificações de envio para seu amigo, ou desligar o recurso de reconhecimento facial de sua conta no Facebook.

Photo Magic

O executivo do Facebook Messenger, David Marcus, confirmou que o recurso de compartilhamento rápido está sendo testado atualmente na Austrália antes de estar disponível para os Estados Unidos. "Hoje, nós estamos começando a testar um novo recurso opcional para tornar o compartilhamento de fotos no Messenger ainda mais fácil e divertido. As pessoas enviam mais de 9,5 bilhões de fotos através do Messenger a cada mês, mas o envio de fotos de amigos ainda é muito complicado. Com o Photo Magic, o Messenger reconhecerá seus amigos nas fotografias e compartilhará suas fotos com eles em apenas duas etapas", disse.

O recurso pode não chegar em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, a tecnologia de reconhecimento facial não é utilizada, tendo em vista que há uma enorme pressão de órgãos reguladores sobre questões de privacidade.

Via Yahoo!

Fonte: https://www.yahoo.com/tech/facebook-now-scanning-camera-photos-222321706.html?src=rss