Facebook agora permite agendar transmissão de vídeo ao vivo

Por Redação | 18.10.2016 às 18:43

O Facebook está apostando cada vez mais na sua ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo. Nesta terça-feira (18), a rede social anunciou uma novidade que pode facilitar a vida de quem utiliza o serviço: agora será possível programar transmissões antecipadamente.

A ideia é ajudar os criadores de conteúdo a agendar suas transmissões e permitir que as pessoas se planejem para assistir aos vídeos. A ferramenta estará disponível a partir desta quinta-feira (20) para as páginas verificadas, começando com os vídeos ao vivo publicados através da API do Facebook Live. Ao explorar as ferramentas de publicação, as páginas verificadas encontram um guia com o passo a passo de como proceder.

O recurso permite o agendamento de uma transmissão com até uma semana de antecedência e as pessoas poderão ingressar no lobby três minutos antes do início do streaming. Uma vez programado, será possível compartilhar o link ou incorporá-lo em sites e blogs, por exemplo.

O agendamento dos vídeos ajuda a gerar expectativa antes da transmissão, de modo que, ao começar o vídeo, sua audiência já esteja fortemente reunida e engajada. Ao agendar um Live, um post será publicado no Feed de Notícias para avisar seus fãs sobre a transmissão. As pessoas podem ainda optar por receber uma notificação minutos antes que ela comece.

Como agendar uma transmissão no Facebook Live

Se você é o administrador de uma página verificada utilizando a API do Facebook Live, será preciso apenas poucos passos para agendar sua transmissão ao vivo.

1. Acesse a Ferramenta de Publicação – Uma vez nela, selecione “Biblioteca de vídeos” e depois “Ao Vivo”.

2. Copie sua credencial de transmissão (Ex: a URL do servidor) – Caso precise procurar sua credencial perto do horário da transmissão, ela também estará disponível ao editar um vídeo na “Biblioteca de Vídeos”.

3. Crie seu post de anúncio – Coloque uma descrição atraente e informativa para que seus seguidores saibam o que esperar de sua transmissão. É possível atualizar esse conteúdo depois.

4. Finalize o agendamento de sua transmissão – Acrescente os detalhes finais ao post, como imagens personalizadas.

Facebook Live

Imagem: Divulgação

Fonte: Facebook