Facebook adiciona logotipos de sites de mídia em textos de Trending e Pesquisa

Por Redação | 22 de Agosto de 2017 às 18h32

Como parte do projeto Facebook para Jornalismo, a rede social anunciou que desde esta terça-feira (22) vai começar a inserir os logotipos dos veículos de mídia ao lado dos textos que aparecem como destaque nas seções Trending e Pesquisa.

Em texto publicado na Newsroom do Facebook, o gerente de produto Andrew Anker disse que essa medida é mais um passo dos esforços da rede "para que as pessoas possam identificar melhor as fontes de distribuição de notícias" na plataforma.

Os sites de notícia agora poderão fazer o upload de várias versões de seus logotipos a partir de uma nova Biblioteca de Ativos de Marca, para que os logotipos possam aparecer ao lado de seu conteúdo no Facebook. Como visto a seguir:

As telas de antes e depois da aplicação dos logotipos

Segundo Anker, os logotipos começam a ser vistos exclusivamente em Trendings e Pesquisa, mas a ideia é que todos os lugares onde as pessoas consumem notícia do Facebook exibam os ícones.

O objetivo é fazer com que os usuários tenham mais visibilidade sobre a fonte do conteúdo que aparece no link. Dessa forma, a rede social colabora para reduzir o consumo de notícias falsas (fake news).

Os leitores ainda não associam determinada notícia a uma fonte. Uma pesquisa do Pew Research Center, um dos mais ativos centros de pesquisa sobre jornalismo, mostrou que, quando as pessoas veem um link, não o associam a uma fonte. Somente 56% dos entrevistas conseguiam lembrar da origem da notícia.

A medida de exibir logotipos dos veículos ao lado dos links também pretende tornar mais fácil para os sites ampliarem sua identidade de marca no Facebook. Consequentemente, aumentará a visibilidade das pessoas em relação à fonte de conteúdo que elas encontram no Facebook. Espera-se que, com isso, os leitores possam decidir com mais informações o que vão ler e compartilhar.