Publicidade

Facebook acredita que vazamento de dados foi provocado por spammers

Por| 18 de Outubro de 2018 às 10h02

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Um “grupo de spammers” foi o responsável pelo roubo de tokens de acesso a 30 milhões de contas do Facebook há pouco mais de duas semanas, no intuito de “ganhar dinheiro” por meio de “propaganda enganosa”. A informação foi repassada ao Wall Street Journal por fontes anônimas ligadas à rede social. Segundo o jornal, o Facebook acredita que o tal grupo seria gestor de “uma empresa de marketing digital”. Suspeitas anteriores recaíam sobre hackers de nações estrangeiras, mas a investigação interna conduzida pelo Facebook aponta para outra direção, segundo as fontes.

Além do Facebook, as autoridades federais dos Estados Unidos também estão investigando o caso em busca de um ou mais culpados. O Facebook não comentou as informações publicadas pelo Wall Street Journal, mas, na última sexta-feira (12), o vice-presidente de gestão de produtos da empresa, Guy Rosen, disse não achar que a invasão tenha relação com as próximas eleições dos Estados Unidos.

Foram cerca de 30 milhões de contas afetadas, onde 15 milhões tiveram seu nome e número de telefone e/ou e-mail obtidos pelos hackers, enquanto outros 14 milhões tiveram informações como sexo, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, data de nascimento, dispositivos usados para acessar o Facebook, educação, trabalho, os últimos 10 lugares que visitaram ou em que foram marcados, websites pessoais, pessoas e páginas que seguem e as 15 pesquisas mais recentes roubadas. Já as informações dos 1 milhão de usuários restantes afetados não foram acessadas pelos invasores.

Continua após a publicidade

O Facebook começou, nesta semana, a alertar quem teve sua conta afetada e disponibilizou uma página para que cada um consulte se seus dados foram comprometidos e se informe sobre que medidas precisa tomar.

Fonte: The Wall Street Journal