Publicidade

Facebook acabará com "amigos próximos" e outros recursos baseados em localização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Maio de 2022 às 15h10

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Facebook

O Facebook começou a avisar aos usuários que o recurso "amigos nas imediações" e outros baseados em localização serão removidos da rede social até o final do mês. A plataforma não esclareceu porque fará isso, mas informou que todas as informações relacionadas serão excluídas definitivamente dos servidores.

A funcionalidade é usada para quem desejar compartilhar sua localização atual com amigos do Facebook. A ideia inicial era saber quando uma pessoa conhecida estivesse por perto para você "dar um oi" ou conversar. O comunicado está sendo enviado como uma notificação nos aplicativos para iOS e Android.

Continua após a publicidade

Além disso, as informações sobre alertas de tempo, o histórico de localização e localização em segundo plano também devem ser banidas da rede social em breve. O prazo final para usar essas ferramentas é 31 de maio de 2022, sem possibilidade de prorrogação. O histórico de localização do usuário (que mostra um mapa dos lugares visitados) poderá ser baixado até 1º de agosto de 2022 — depois disso, esses dados serão permanentemente excluídos.

Localização ainda será usada

Embora aparente ser uma interrupção dos dados de localização, o Facebook afirma que manterá a coleta do geoposicionamento das pessoas. Segundo a empresa, as informações serão utilizadas para "outras experiências" — provavelmente relacionado a publicidade online.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que qualquer pessoa pode desativar o acesso do aplicativo do Facebook à localização nas configurações de privacidade do iOS e do Android. Isso, contudo, pode ter impactos na experiência de uso do programa, especialmente em relação ao algoritmo de recomendação de conteúdo e aos anúncios.

Com leis cada vez mais severas sobre o acesso a dados pessoais, a iniciativa do rede de Mark Zuckerberg vai no sentido de se isentar de culpa no caso de possíveis vazamentos. Quanto menos informações a rede armazenar, menor as chances de sofrerem consequências legais, principalmente quando se trata de um recurso que pouca gente utiliza.