Facebook abandona o Flash e adota HTML5 para todos os vídeos na rede social

Por Redação | 21 de Dezembro de 2015 às 11h52

O Facebook anunciou uma mudança significativa nos vídeos que estão presentes na rede social. Agora, todos os vídeos que aparecem no Feed de Notícias e páginas utilizarão a tecnologia HTML, dispensando por completo o Flash. Esta é uma mudança importante, tendo em vista que a empresa construiu seu primeiro player em HTML5 há cinco anos, mas apenas iPhones e iPads apresentavam suporte.

Apesar das promessas sobre a possibilidade do Facebook adotar o HTML5 como padrão em seus vídeos, havia muitos desafios para serem superados para que a mudança completa do Flash fosse realizada em todas as plataformas.

"Em teoria, a maioria dos navegadores tem suporte a vídeos em HTML5. No entanto, na prática, percebemos que muitos dos navegadores mais antigos simplesmente tinham um desempenho pior com HTML5 do que com o antigo Flash Player. Encontramos mais erros, tempos de carregamentos mais longos e uma experiência geral pior", escreveu o engenheiro do Facebook, Daniel Baulig, em uma postagem na semana passada. "É por isso que esperamos até recentemente para implementar o player HTML5 em todos os navegadores por padrão", acrescentou.

A Adobe, após duras críticas do chefe de segurança do Facebook, anunciou sua transição do Flash Player e que está trabalhando em um novo player de vídeo em HTML5. Bugs e dificuldade em adquirir métricas precisas também foram algumas questões que atrasaram a implementação do HTML5 em vídeos do Facebook. "Ao fixar várias pequenas regressões de desempenho e fazer várias micro-otimizações, nós finalmente chegamos a um nível que nos sentimos felizes com a transição", disse Baulig.

Fonte: Facebook

Fonte: http://www.zdnet.com/article/facebook-switches-to-html5-for-all-video-instead-of-flash/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.