Extensão "dedo duro" mostra as pessoas que mais visitam seu perfil no Facebook

Por Redação | 19 de Novembro de 2015 às 09h29
photo_camera Divulgação

ATUALIZADO (12h10) - Na manhã desta quinta-feira (19), o aplicativo recebeu uma atualização que remove a aba "Profile visitors". Diversos usuários relataram na seção de comentários na Chrome Web Store que, ao baixar a extensão, não conseguiam mais visualizar o recurso que tornou o app conhecido. Também não há nenhuma explicação dos desenvolvedores sobre a remoção da funcionalidade.

Notícia original:

Quem usou Orkut certamente deve se lembrar de uma função que mostrava as últimas pessoas que visualizavam seu perfil na extinta rede social do Google. O Facebook sempre se mostrou contra esse recurso e já admitiu diversas vezes que não pensa em disponibilizá-lo. Só que aplicativos de terceiros com esse objetivo não param de surgir e o mais recente deles é o Flat.

Disponível apenas para Chrome, o Facebook Flat existe há algum tempo e pode ser baixado através da loja do navegador da gigante das buscas. Além de exibir os usuários que mais visitam seu perfil, o software traz algumas modificações na interface do site de Mark Zuckerberg, deixando o visual menos poluído e com foco nas notícias exibidas no feed de notícias do internauta.

Uma vez instalado no computador, o Flat pode ser ativado por meio de um botão que fica localizado no canto superior esquerdo da tela. Clicando nesse botão, a página mostra um menu lateral com os principais recursos do Facebook, como o feed, sua lista de amigos, mensagens, fotos, vídeos, entre outros.

Facebook Flat

Este botão no canto superior esquerdo da página modifica o layout do Facebook. (Foto: Reprodução/Canaltech)

No entanto, o que realmente chama atenção é a tal funcionalidade dos visitantes recentes. Em nossos testes, a extensão operou sem travamentos e, ao acessarmos a aba "Profile visitors", vimos as últimas 20 pessoas que mais visitaram o perfil do usuário no Facebook - começa sempre do internauta que mais acessou sua página.

Por ser um programa de cunho duvidoso, muitos usuários comentaram tanto em outros sites quanto na página de mensagens do aplicativo na loja do Google Chrome que a extensão nunca atualiza a lista de visitantes recentes. Por conta disso, reiniciamos nosso computador duas vezes e abrimos o Flat novamente para ver se algo mudava. Mas não: as pessoas na lista eram as mesmas e estavam nas mesmas posições da primeira vez que utilizamos o serviço.

Facebook Flat

Em nossos testes, a aba "Profile visitors" sempre exibia os mesmos usuários, apesar de mostrar uma notificação de que novas pessoas visualizaram o perfil. (Foto: Reprodução/Canaltech)

Nossa conclusão é que não há nenhuma garantia de que a extensão de fato funcione. De acordo com um vídeo publicado no YouTube, o Flat leva em consideração as pessoas que mais acessam seu perfil e a partir daí faz um ranking baseado na frequência com que cada uma delas entra no seu Facebook. Além disso, pouco se sabe sobre Rof Tentik, o desenvolvedor responsável pelo aplicativo.

Você pode instalar o Facebook Flat no seu Googe Chrome através deste link. Conte nos comentários abaixo como foi a experiência e se a extensão foi eficaz na hora de dedurar os amigos que supostamente mais visualizam seu perfil na rede social.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.