Estudo revela dados que ajudam a escolher a melhor hora para postar no Facebook

Por Redação | 18 de Setembro de 2016 às 22h10
photo_camera Divulgação

O Facebook tornou-se ao longo dos últimos anos uma das principais fontes de informação para as pessoas. Com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, é natural que editores, companhias especializadas em mídia e empresas deem grande atenção à rede social e busquem criar estratégias que consigam chamar a atenção das pessoas para o que eles estão compartilhando na rede. Mas qual é a melhor hora para postar no Facebook?

Um estudo envolvendo as companhias CoSchedule, Fast Company, HubSpot, ShortStack, Forbes, Hootsuite, QuickSprout e algumas outras ajuda a entender qual é o melhor momento para compartilhar conteúdo no Facebook. A pesquisa utilizou dados de importantes editores de notícias e considerou o tráfego médio das três primeiras horas em que a notícia foi postada na rede social. Para evitar valores discrepantes e garantir uma análise mais correta, foram utilizados dados de acesso referentes a um ano.

Um dos primeiros pontos importantes apontados pelo estudo é que o tráfego varia consideravelmente de acordo com a localidade, comportamento e cultura dos países. Um editor da América do Sul, por exemplo, alcançou seu melhor desempenho ao compartilhar suas notícias entre às 11h e às 16h, com resultados ruins em outros horários. Já editores do Reino Unido e da França alcançaram resultados mais consistentes ao longo de todo o dia, embora tenham experimentado picos de tráfego em momentos diferentes.

Gráficos postagens no Facebook

Comparação de tráfego de editores na França (azul), América do Sul (verde) e Reino Unido (laranja)

Outra constatação do estudo é que as notícias exibidas também fazem diferença na otimização do desempenho de tráfego nas postagens do Facebook. Foram comparados dados de tráfego de um editor de notícias francês com um editor de notícias esportivas, também da França e similar em tamanho, para descobrir se os temas das notícias influenciam no acesso às postagens. No geral, o que se descobriu foi que o editor de notícias possui um forte pico no tráfego no início da tarde, enquanto que o editor de esportes possui um tráfego mais consistente com menor picos.

Gráficos postagens no Facebook

Comparação entre editor de notícias (azul) e editor de esportes (vermelho)

A comparação de duas publicações semelhantes de dois dos principais editores de notícias da França revelou também que, enquanto um editor conseguia seu maior pico de acesso às 11h, o seu concorrente tinha neste horário um dos seus piores desempenhos ao longo do dia. As comparações revelam diferenças importantes e fundamentais para editores e empresas que desejam otimizar o seu tráfego com base no horário das postagens. É necessário entender as características do público e qual é o seu interesse de conteúdo em diferentes momentos do dia.

Gráficos postagens no Facebook

Comparação entre dois editores de notícias da França

O estudo analisou 220 mil postagens no Facebook compartilhadas entre os dias 20 de março e 10 de julho de 2016. As postagens foram classificadas levando em conta o horário local em que foram publicadas a fim de impedir diferenças de fuso horário e também considerando quais eram seus assuntos.

Via TechCrunch