Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em discurso, Tim Cook volta a alfinetar os algoritmos do Facebook

Por| 01 de Fevereiro de 2021 às 08h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tim Cook

Parece não existir um fim para as trocas de alfinetadas entre o Facebook e a Apple. No mais novo capítulo dessa intensa batalha, Tim Cook, atual CEO da Maçã, aproveitou seu discurso durante uma palestra online para criticar duramente o atual modelo de negócios das redes sociais, que parecem favorecer a polarização e a desinformação em prol de algoritmos que só se importam com uma coisa: altos níveis de engajamento.

“Em um momento em que a desinformação está cada vez mais presente e teorias da conspiração são alimentadas por algoritmos, não podemos mais fechar os olhos para uma teoria tecnológica que diz que todo engajamento é um bom engajamento – tudo com o objetivo de coletar o máximo possível de dados”, afirmou Cook, sem citar explicitamente o nome da companhia de Mark Zuckerberg.

O desabafo do executivo ocorreu durante a conferência online Computers, Privacy and Data Protection. Para o chefão da Apple, “já passou da hora de parar de fingir que essa abordagem não tem um custo — de polarização, de perda de confiança e, sim, de violência”. Como exemplo, Cook citou o recente episódio de invasão ao Capitólio dos EUA, episódio no qual as redes sociais tiveram um papel importante.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, conforme noticiado pelo Canaltech nesta última quinta-feira (27), o Facebook estaria preparando um processo antitruste contra a Apple, pretendendo alegar que a companhia adota práticas que sufocam a competitividade. Um dos pontos mais polêmicos dessa alegação é a obrigatoriedade dos desenvolvedores de utilizarem o próprio gateway de pagamentos da Maçã em softwares publicados na App Store.

Fonte: Reuters