Dominando o Snapchat: 10 dicas e truques para turbinar seu aplicativo

Por Patrícia Gnipper

Ainda que muita gente tenha abandonado o Snapchat depois que o Instagram inaugurou o Stories, o aplicativo do fantasminha ainda mora no coração de vários usuários. Recheado de recursos que deixam a exibição de fotos e vídeos ainda mais divertida, mesmo que somente por 24 horas, o app tem alguns recursos um tanto quanto escondidos, mas a gente revela todos eles para você!

Conheça 10 dicas e truques para dominar o uso do Snapchat de uma vez por todas:

1. Acessando configurações escondidas

É só deslizar com o dedo na tela de cima para baixo e acessar as configurações, tocando no ícone representado por uma engrenagem no cantinho direito superior da tela.

Lá dentro, role um pouco para baixo até encontrar a opção “Outros Serviços” para tocar em “Gerenciar”.

Ali, algumas opções adicionais aparecerão para você, como habilitar filtros para lugares por perto, cores, previsão do tempo, entre outros que o Snapchat vira e mexe disponibiliza. Também aparecerá uma opção para quem quiser habilitar o flash pela câmera frontal (caso o seu aparelho não possua esse recurso - se ele já tiver, a opção não aparecerá), e um modo de economia de dados, que reduz o consumo de dados do aplicativo para quando você estiver viajando, por exemplo.

Já em “Emojis de Amigos”, você configura exatamente qual emoji quer que seja exibido ao lado de seus melhores amigos, e o app permite você escolher amigos como sendo aqueles super BFFs, até os amigos que não são tão amigos assim.

2. Alterne entre as câmeras durante o snap

Disponível apenas para a versão do app para iOS, este recurso permite alternar entre a câmera frontal e a principal durante a gravação de um snap. Quando estiver gravando, é só tocar rapidamente duas vezes na tela para que a captura seja feita automaticamente com a outra câmera, voltando quando desejar (dentro do tempo de gravação). É uma dica bacana para, por exemplo, mostrar uma promoção imperdível que acabou de ver em uma loja, registrando no mesmo snap a sua reação com a descoberta.

3. Filtros múltiplos

Todo mundo sabe deslizar o snap para os lados a fim de incluir filtros na imagem, certo? Mas o que nem todo mundo sabe é que é possível adicionar filtros múltiplos ao mesmo snap. Quando tirar uma foto e incluir, digamos, o filtro preto e branco nela, você pode pressionar a tela com um dedo e continuar deslizando-o para a esquerda e escolher mais filtros para combiná-los.

4. Verificação de login com o celular

Para tornar seu login ainda mais seguro, você pode adicionar seu número de celular nas configurações do Snapchat e, depois, incluí-lo na Verificação de Login. Um código será enviado via SMS para atestar que o número informado é mesmo o seu.

5. Escolhendo a trilha sonora

E que tal adicionar uma trilha sonora para o seu snap, tirando aquele áudio confuso que foi capturado ao fundo de uma cena? O truque, aqui, não depende de alguma configuração interna do app, mas sim de uma “gambiarra” bem sacada: é só você abrir um player de músicas em seu smartphone, deixar o som rolando e capturar o vídeo. Simples!

6. Snapcode personalizado

Deslizando com o dedo na tela para baixo, você abre a tela de configurações do aplicativo. É nessa tela que o seu Snapcode aparece, e você pode criar um código personalizado com o link de seu blog, perfil em outra rede social ou portfólio. É só acessar as configurações e selecionar “Criar Snapcode”.

Depois que digitar a URL desejada, você pode tocar na imagem gerada para personalizar a imagem, que pode ser trazida pelo link que você salvou, ou, ainda, escolhida a partir do rolo de sua câmera. Foto escolhida, é só finalizar para que o Snapcode personalizado com sua foto e link fiquem salvos para todo mundo ver.

7. Escrevendo diferentão

Ao selecionar a ferramenta de texto para escrever alguma coisa em cima de sua foto, automaticamente a fonte selecionada é um padrão, com tamanho pequeno e cor automática. Mas, ao tocar de novo no “T”, o texto pode ser aumentado, centralizado e colorido. Também é possível brincar com as demais opções, localizadas no canto direito da tela, para adicionar emojis, recortar qualquer parte da imagem para criar um sticker, ou incluir links. E, depois que o texto escolhido for adicionado à imagem, você pode girar e posicioná-lo onde bem desejar.

8. Habilite filtros de localização

Com os filtros de localização, você pode publicar um snap em sua história mostrando onde você está, como, por exemplo, quando estiver viajando e passar por cidades diferentes. Em vez de escrever essa informação no texto do snap, você pode simplesmente escolher um filtro bacana para tal. Nas configurações, você verá uma opção “Outros Serviços” com o item “Gerenciar”. Ali você habilita ou desabilita esses filtros específicos, como localização, temperatura e horário.

9. Criando seus filtros geográficos personalizados

Esta é uma dica bacana para estabelecimentos como lojas, escolas e empresas: você pode criar um filtro geográfico personalizado para usá-lo sempre que estiver ali naquele local. Para isso, é preciso abrir a página Geofilters, do próprio Snapchat. Você escolhe uma entre as três categorias (negócios, pessoal ou comunidades), faz o login com as mesmas credenciais que você usa no aplicativo e, então uma tela de edição de filtros será exibida, onde você poderá escolher entre uma das opções de design oferecidas, ou, ainda, criar e fazer upload do seu próprio. Ali, também é possível definir cores, tipos de fonte e emojis.

10. Conte com o Snap Map e localize seus amigos

Com o Snap Map você consegue descobrir exatamente onde estão os seus amigos (desde que eles estejam com o recurso ativado). Para começar, na tela da câmera dentro do aplicativo você precisa dar um “zoom out”, que é ativado com dois dedos na tela fazendo um movimento de pinça. Então, o mapa aparecerá e, ao tocar em “Próximo”, vem a etapa em que você decide quem pode ver sua localização (se somente você, se todos os seus amigos, ou somente alguns deles). Aí, você pode adicionar um snap vinculado ao local no mapa onde você está, se quiser. No passo seguinte, o mapa é, enfim, exibido, e, ali, você pode ver onde você mesmo está, e também descobrir a localização de seus amigos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.