5 dicas de como usar o Snapchat em seus negócios

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

O Snapchat faz sucesso, mas, convenhamos, não é levado tão a sério quanto outras redes sociais quando o assunto pende para o lado dos negócios. Parecem evidentes as vantagens de investir tempo, ideias e dinheiro em campanhas pensadas para Facebook, Twitter e Instagram, mas e o Snapchat?

Pensando na estrutura do aplicativo (usuários trocam mensagens em forma de foto e vídeo e as exibições duram no máximo 10 segundos), é difícil avaliar logo de cara essas funcionalidades dedicadas aos negócios. Contudo, um olhar mais cuidadoso sobre esses recursos pode fazer você mudar de ideia.

Atualmente, empresas de diversos ramos já atuam no aplicativo. Algumas companhias usam a ferramenta para reforçar sua marca enquanto outras chegam até mesmo a realizar concursos e promoções por ali. Divulgação de produtos e até mesmo o simples fortalecimento da relação com o consumidor também entram na lista.

Confira agora algumas dicas de como usar o Snapchat nos negócios:

1. Ações de venda

Não importa o tamanho do seu negócio nem o seu ramo de atuação: se ele trabalha com consumidores finais, quanto mais canais de comunicação existirem entre loja e cliente, melhor. É lógico que quantidade nem sempre quer dizer qualidade, então, é preciso ter cuidado para não bombardear as pessoas de forma desnecessária.

Mas quando estamos falando de ações de venda, o Snapchat pode ser um ótimo auxiliar. Isso porque ele é uma forma rápida, personalizada e não definitiva de você lembrar os fãs de sua marca ou empresa de que algo está acontecendo. Queimas de estoque ou grandes promoções, como as Black Fridays da vida, podem ser sugeridas por meio do Snapchat.

Usando sempre o bom senso na hora de dosar a quantidade de snaps enviados, vale a pena iniciar estas ações alguns dias antes de começarem as promoções. Assim, você vai preparando terreno ao lembrar seu cliente de forma gradativa sobre o grande evento que se avizinha.

2. Lançamento de novos produtos

Se a sua empresa tem produtos próprios, é bem provável que ela lance novas coleções e modelos de tempos em tempos. Aqui, o Snapchat pode servir de forma bastante precisa para despertar a curiosidade de seus seguidores, afinal ele trabalha muito bem com fotos e vídeos.

Então, fotografar partes do produto ou então filmar algumas reações de pessoas que estão vendo o item pela primeira vez pode ser uma boa iniciativa. Lembre-se das ferramentas extras do Snapchat, que permitem a você escrever e desenhar na tela para incrementar ainda mais essa exposição.

E vale sempre lembrar que o Snapchat não vai substituir o Facebook ou o Instagram. Muito pelo contrário, este serviço pode trabalhar em conjunto com os demais para promover o seu novo produto. Então você pode explorar as potencialidades do Snapchat para mostrar até um pouco mais do que é visto em outras redes sociais.

3. Concursos e promoções

Outro uso excelente do Snapchat para o mundo dos negócios é na promoção de concursos e outros eventos que vão render prêmios para os usuários. Aqui, você pode usar a ferramenta para interagir de verdade com seus clientes, criando desafios para serem superados diretamente no aplicativo.

Assim, você pode solicitar desenhos mais criativos, combinações entre fotos e emojis e muito mais. Para chegar à definição de qual é a melhor proposta é essencial analisar a sua marca ou produto, qual é o seu público-alvo e também ter os objetivos de forma bem clara em sua mente.

Com tudo isso bem evidente, é só encaixar sua campanha nas possibilidades do Snapchat e aguardar. Depois é só tirar um print da tela dos vencedores e entrar em contato com seus clientes — como o serviço conta com um sistema de bate-papo, isso não será nada difícil.

4. Conteúdos exclusivos de eventos ao vivo e bastidores

Você está promovendo um evento para lançar um novo produto ou inaugurar uma nova loja? Mais uma vez, usar o Snapchat pode ser de grande valia na promoção daquilo que está sendo feito. Como o aplicativo permite registros que se apagam automaticamente depois de algum tempo, ele pode registrar momentos que não devem ser eternizados.

Então, fazer capturas de bastidores e vídeos breves com pessoas dando depoimentos, ou seja, alguns registros de tudo aquilo que está acontecendo, pode ser uma boa forma de trazer seus clientes para dentro do evento. A criatividade, mais uma vez, vai fazer toda a diferença na hora de usufruir dos recursos do Snapchat.

Lembre-se da opção de adicionar fotos e vídeos à sua história do Snapchat, o que os torna disponíveis para todos os seus seguidores durante 24 horas. Explorar a exclusividade das divulgações via Snapchat tem também um grande potencial neste quesito.

5. Interação com fãs e fortalecimento da marca

A expressão “quem é vivo sempre aparece” cabe muito bem no mundo dos negócios. Para manter viva a lembrança de sua marca na cabeça de seus clientes é preciso cultivá-la. Assim, mais uma vez, o Snapchat pode ter papel crucial nisso, afinal permite um contato rápido, direto e bem pessoal com o consumidor.

Envios despretensiosos — ou seja, que não têm o objetivo de promover eventos, de fazer propaganda de algum produto ou de oferecer alguma promoção — são muito bem-vindos. Com eles, você consegue trazer o cliente para perto de você, propor uma interação diferente daquela vista nas demais redes sociais e, é claro, fixar a sua marca.

É importante lembrar, porém, que o bom senso deve imperar na hora de usar o Snapchat. Inundar o aparelho de seus clientes com vários snaps pode não ser o ideal, então, abuse da adição de conteúdo ao seu histórico — isso não gera notificações e só é visto por quem clica.

Além disso, ter um social media com experiência nesta rede social é também outro fator crucial para uma utilização saudável. Isso porque conhecer o Snapchat nos seus mínimos detalhes pode fazer a diferença entre uma atuação que cativa o cliente e uma que o irrita, algo que ninguém quer.

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