Descubra o que o Facebook sabe sobre os seus pontos de vista políticos

Por Redação
photo_camera Divulgação

O jornal norte-americano New York Times relatou que o Facebook classifica a sua conta como conservadora, moderada ou liberal com base em uma gama de fatores, mesmo que você não participe de nada na cobertura política. A plataforma então oferece aos anunciantes esses dados (anônimos) para ajudá-los a oferecer as propagandas para os melhores públicos-alvo.

Esses fatores incluem páginas que você curtiu, mesmo que elas não sejam políticas, seus amigos, ou até mesmo um anúncio que você tenha clicado por acidente, idade, raça, sexo, localização, etc. A lista é extensa.

O Facebook tem um acesso extraordinário a um conjunto de dados sobre os seus usuários, e ele é muito bom em usar essas informações para inferir gostos pessoais.

Para ver como o Facebook identificou a sua afiliação política, siga os passos a seguir:

Passo 1. Abra o seu Facebook e visite a sua Página de Interesses.

facebook politica

Passo 2. Uma lista de categorias de interesse será exibida, que vão de "Pessoas" até "Negócios e Indústria". Estamos interessados nesse momento apenas em "Estilo de vida e cultura", clique sobre essa aba. O que você verá a seguir pode te surpreender.

facebook politica

Passo 3. Depois de selecionar "Estilo de vida e cultura", várias miniaturas vão aparecer, indicando os seus interesses. Quando clicar sobre uma delas, você verá o motivo pela qual ela está aí. Como no exemplo abaixo, apareceu "Socialismo" entre as minhas preferências.

facebook politica

Passo 4. Ao clicar sobre "Socialismo" uma janela se abre com exemplos de anúncios que levaram o Facebook a pensar isso de mim.

facebook politica

Passo 5. Se você não tiver mais interesse sobre esse tópico, basta clicar sobre o "x" para removê-lo de suas preferências.

facebook politica

Mas o Facebook nem sempre acerta. Ele traz, como no exemplo, o Socialismo como interesse meu, porque eu tenho uma página curtida relacionada ao tema. Mas também possuo o interesse "Igreja ortodoxa" porque cliquei em uma publicação relacionada ao tema, que eu nem me lembro quando foi e que não é um interesse meu. Para saber o por que de o Facebook ter incluído esse interesse em sua lista, passe o mouse sobre a miniatura que você poderá ler uma breve explicação.

É isso, ele não pensa somente sobre a sua posição política, ele sabe muito mais da sua vida do que você imagina.