#DesafioAceito: Afinal, por que todos estão postando fotos em preto e branco?

Por Redação

As redes sociais têm ganhado cada vez mais força, e a mobilização para diversas causas frequentemente tem surtido efeito por meio de manifestações na internet. A rapidez com que conteúdos são disseminados através do Facebook, Twitter e Instagram é realmente surpreendente, e, por conta da grande visibilidade que as redes proporcionam, muitas pessoas estão utilizando a web para a conscientização de uma série de assuntos.

A mais recente "corrente", que começou a tomar conta das redes sociais nesta semana, é a #DesafioAceito. Com certeza você já se deparou com uma fotografia em preto e branco acompanhada da legenda. Mesmo com a grande quantidade de adeptos, muitos ainda não conhecem o seu objetivo. Então, afinal, qual é o significado dessa hashtag?

O desafio nada mais é que uma campanha de conscientização do combate ao câncer. Assim, ao curtir uma das postagens em preto e branco, o usuário da rede social é convidado por mensagem privada a fazer o mesmo: "Oi, não sou adepta(o), mas essa foi por uma boa causa, então aí vai: tem que colocar na tua linha do tempo uma foto tua em preto & branco pela luta contra o câncer e escrever: #DesafioAceito. Manda essa mensagem para todos que curtirem tua foto.”

Até o momento não se sabe como a campanha começou, ou se há alguma entidade de combate ao câncer envolvida na manifestação. No entanto, o desafio vem ganhando cada vez mais adeptos. Para se ter dimensão da ampla disseminação da corrente, apenas no Instagram já são mais de 55 mil fotografias com a hashtag, e no buscador do Google o "DesafioAceito" se tornou uma das principais pesquisas.

Apesar do grande número de pessoas envolvidas, muitos usuários das redes sociais vêm criticando a corrente.