Desafio dos dez anos nas redes sociais inspira nova onda de memes

Por Felipe Demartini | 17 de Janeiro de 2019 às 12h00

O advento da internet nos trouxa uma certeza definitiva: nada, jamais, será levado a sério nas redes sociais. E a nova bola da vez é o Ten Year Challenge, ou o “Desafio dos dez anos”, pelo qual os usuários devem postar imagens de como eram em 2009 e como são agora, neste começo de 2019. É uma hashtag voltada para demonstrar o quanto mudamos ao longo de uma década e, principalmente, lembrar onde estávamos e até onde chegamos. Virou, também, motivo de piada e muitos memes, como era de se esperar.

Enquanto o Instagram e o Facebook diariamente vêm sendo tomados por imagens e reflexões sobre progresso de vida, além de comentários sobre o quanto o tempo foi generoso para alguns e nem tanto para outros, o Twitter é "terra de ninguém", como de costume. Foi lá, por exemplo, que ficou comprovada que a melhor evolução ao longo dos últimos dez anos foi a de Tia May, que nos filmes do Homem-Aranha parece ter encontrado a fonte da juventude do gato León:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A dura realidade de nossas vidas também foi estampada nas páginas virtuais do Ten Year Challenge e jogada na nossa cara:

Teve também gente famosa mostrando o espírito jovem que habita no coração. O jornalista Evaristo Costa, por exemplo, mostrou que era bastante rebelde há dez anos (fazendo uma brincadeira com as constantes comparações entre sua aparência e o astro da novela adolescente mexicana:

Visualizar esta foto no Instagram.

#10yearchallenge

Uma publicação compartilhada por Evaristo Costa (@evaristocostaoficial) em

A hashtag também foi usada como lembrete de momentos sombrios de nossa história, com uma triste comparação da capital da Síria, Aleppo, devastada por uma guerra civil:

Teve gente comemorando a saída do armário:

E brincando com as decepções amorosas da vida, no melhor estilo "rir para não chorar":

Choro e ranger de dentes em plena sala de cinema:

Também teve série de televisão, que está há quase dez anos no ar, exibindo as mudanças físicas que astros de seu elenco sofreram no período. Foi o que fez, por exemplo, o perfil oficial de The Walking Dead, que estreou em 2010 na TV americana:

E em meio a tanta diversão, ainda há quem diga que o desafio não passa de um experimento social do Facebook para aprimorar seus sistemas de reconhecimento facial e lidar melhor com o envelhecimento das pessoas. Temos, então, a conspiração, outro elemento primordial para o sucesso do bom meme.

O próximo passo já o deve colocar no caminho da morte, com a aparição em programas de domingo na televisão brasileira e, na sequência, shows de variedade nas tardes de dia de semana. Até, claro, a próxima febre reiniciar o ciclo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.