Desafio dos dez anos nas redes sociais inspira nova onda de memes
Por Felipe Demartini | 17 de Janeiro de 2019 às 12h00
O advento da internet nos trouxa uma certeza definitiva: nada, jamais, será levado a sério nas redes sociais. E a nova bola da vez é o Ten Year Challenge, ou o “Desafio dos dez anos”, pelo qual os usuários devem postar imagens de como eram em 2009 e como são agora, neste começo de 2019. É uma hashtag voltada para demonstrar o quanto mudamos ao longo de uma década e, principalmente, lembrar onde estávamos e até onde chegamos. Virou, também, motivo de piada e muitos memes, como era de se esperar.
Enquanto o Instagram e o Facebook diariamente vêm sendo tomados por imagens e reflexões sobre progresso de vida, além de comentários sobre o quanto o tempo foi generoso para alguns e nem tanto para outros, o Twitter é "terra de ninguém", como de costume. Foi lá, por exemplo, que ficou comprovada que a melhor evolução ao longo dos últimos dez anos foi a de Tia May, que nos filmes do Homem-Aranha parece ter encontrado a fonte da juventude do gato León:
A dura realidade de nossas vidas também foi estampada nas páginas virtuais do Ten Year Challenge e jogada na nossa cara:
Teve também gente famosa mostrando o espírito jovem que habita no coração. O jornalista Evaristo Costa, por exemplo, mostrou que era bastante rebelde há dez anos (fazendo uma brincadeira com as constantes comparações entre sua aparência e o astro da novela adolescente mexicana:
A hashtag também foi usada como lembrete de momentos sombrios de nossa história, com uma triste comparação da capital da Síria, Aleppo, devastada por uma guerra civil:
Teve gente comemorando a saída do armário:
E brincando com as decepções amorosas da vida, no melhor estilo "rir para não chorar":
Choro e ranger de dentes em plena sala de cinema:
Também teve série de televisão, que está há quase dez anos no ar, exibindo as mudanças físicas que astros de seu elenco sofreram no período. Foi o que fez, por exemplo, o perfil oficial de The Walking Dead, que estreou em 2010 na TV americana:
E em meio a tanta diversão, ainda há quem diga que o desafio não passa de um experimento social do Facebook para aprimorar seus sistemas de reconhecimento facial e lidar melhor com o envelhecimento das pessoas. Temos, então, a conspiração, outro elemento primordial para o sucesso do bom meme.
O próximo passo já o deve colocar no caminho da morte, com a aparição em programas de domingo na televisão brasileira e, na sequência, shows de variedade nas tardes de dia de semana. Até, claro, a próxima febre reiniciar o ciclo.