Depois da Copa, Twitter mira nas Olimpíadas 2016 para engajar mais usuários

Por Redação | 11 de Novembro de 2015 às 13h00
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O Twitter revelou nesta quarta-feira (11) alguns dados sobre como a rede social cresceu nos últimos meses. A empresa teve um aumento da receita, em reais, de 139% no terceiro trimestre, em comparação com o registrado no mesmo período em 2014. Para o ano que vem, a companhia espera manter uma taxa de expansão semelhante no país.

Segundo o microblog, esse crescimento é resultado do consumo de conteúdos em dispositivos móveis, mais especificamente os vídeos digitais, as interações com programas de TV e as parcerias comerciais com empresas para promover grandes eventos em território nacional - entre eles as Olimpíadas Rio 2016, o Carnaval e as eleições municipais. Para se ter uma ideia, entre 2012 e 2014, a média anual de visualização de vídeos por meio de tablets e smartphones cresceu 114%.

"O Twitter tem uma vantagem natural nesse contexto, uma vez que é uma plataforma de acesso basicamente mobile", diz Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina. "Conseguimos garantir aos anunciantes acesso ao consumidor, via dispositivos móveis, ao longo de todo o seu dia, inclusive no deslocamento de táxi ou ônibus, por exemplo, e não apenas enquanto ele está em casa ou no trabalho, conectado a um computador".

O Twitter também já trabalha para expandir as integrações que realiza com programas de TV no país em diversas áreas, como com reality shows, telejornais, programas esportivos e novelas. Segundo a empresa, por se tratar de uma ferramenta aberta e com interações em tempo real, o site permite que um determinado conteúdo seja compartilhado rapidamente entre milhares de usuários. Dessa forma, a companhia alega que os programas de TV já conseguem perceber os efeitos positivos desse fenômeno sobre a audiência.

Um estudo feito pela ComScore mostra que o engajamento do público no Twitter em conversas relacionadas a grandes eventos é muito maior que em outras plataformas. No Oscar 2015, a rede social registrou um aumento de 62% dos minutos gastos por internautas em relação a um dia normal, enquanto as 10 outras principais plataformas registraram alta média de 18%. Já durante o VMA (Video Music Award), que mobiliza mais o público jovem, o aumento no microblog foi de 32%, enquanto os demais tiveram queda média de 20% dos minutos gastos.

Além disso, o Twitter reforçou seu compromisso para esses grandes eventos marcados para o ano que vem, principalmente os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. "Esperamos um grande interesse do público por todos os detalhes do evento que serão compartilhados no universo digital, assim como ocorreu na Copa do Mundo - com o fator de que o público está agora muito mais maduro do que na Copa em relação a como utilizar as mídias digitais. Será uma oportunidade e tanto para as marcas estreitarem o relacionamento com os consumidores", conclui Ribenboim.

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