Cresce apoio para que Jack Dorsey se torne CEO permanente do Twitter

Por Redação | 30 de Setembro de 2015 às 09h05

Steve Jobs já liderou duas grandes empresas simultaneamente, a Apple e Pixar. Elon Musk atualmente está administrando a Tesla e a SpaceX. E Jack Dorsey pode ser o próximo a liderar duas empresas ao mesmo tempo. Isso devido ao fato das especulações de permanência efetiva de Dorsey no comando do Twitter terem ganhado força nas últimas semanas.

Atualmente, o empresário de 38 anos de idade é o presidente-executivo da Square, empresa de pagamentos móveis, e CEO interino da rede social Twitter, que está à procura de um novo líder após Dick Costolo deixar o cargo. Enquanto Dorsey tem sido mencionado para ocupar o cargo de líder permanente do Twitter, o fato dele ter que se dedicar simultaneamente a duas companhias desponta como o principal obstáculo para a efetivação do anúncio. Apesar disso, alguns investidores do Twitter estão dizendo que ele é o homem certo para o trabalho na rede social.

Eles afirmam que Dorsey conseguirá conciliar o trabalho em ambas as empresas e não irá se distrair na administração delas. "Depois de ver Jack administrar a Square, e mais recentemente o Twitter, estamos muito confiantes na capacidade de Jack em servir como CEO para ambas as empresas", afirmou Justin Dini, porta-voz da Rizvi Traverse Management. Dini disse que não só tem fé na administração de Dorsey, como também continuou a investir no Twitter por causa de sua crença em Adam Bain, presidente de receita global do Twitter.

O apoio da Rizvi Traverse a Dorsey é significativo, visto que a sociedade de investimento é administrada por Suhail Rizvi, um dos maiores acionistas fora do Twitter em 2013, quando a empresa iniciou sua oferta pública. A participação da Rizvi Traverse na época foi de 15,6%, encolhendo para menos de 5% após desembolsar as ações do Twitter para seus investidores individuais. Mesmo assim, também continua sendo um grande investidor da Square.

Jack Dorsey

A Rizvi Traverse junta-se ao grupo que espera ter Dorsey como CEO do Twitter e da Square simultaneamente. Chris Sacca, um dos primeiros investidores do Twitter, tem repetidamente afirmado seu interesse em nomear Jack Dorsey como presidente-executivo da rede social. "Eu não vejo nenhuma razão para que Jack não possa fazer isso", disse Keith Rabois, da Khosla Ventures, em referência a administração simultânea de Dorsey.

Mesmo com pressão de alguns investidores, duas pessoas com conhecimento do assunto afirmaram que não é certo que Dorsey irá ser efetivado como CEO do Twitter. As declarações dos investidores aumentam a pressão sobre o conselho do Twitter, que em junho afirmou que iria considerar apenas candidatos ao cargo que tivessem tempo integral para se dedicar a empresa. Na época, tal declaração parece ter descartado Dorsey, que afirmou que não pretende renunciar como presidente-executivo da Square.

O Twitter contratou a empresa de executive search Spencer Stuart para compilar uma lista de possíveis candidatos para liderança. Nomes como o de Beth Comstock, vice-presidente da General Electric, já foram especulados para assumir o cargo. Com dificuldades para encontrar um líder efetivo, os conselheiros do Twitter permanecem preocupados com a capacidade de Dorsey administrar duas empresas simultaneamente.

Enquanto isso, o sentimento de frustração e impaciência cresce entre os acionários da rede de microblogs, sobretudo porque ela continua a lidar com desafios. Na visão dos investidores, a instabilidade na liderança da empresa não ajuda na firme tomada de decisões, freando a entrada de capital na companhia enquanto um líder permanente e estratégias interessantes não são definidos.

Na semana passada, analistas do Citi Research reduziram suas estimativas de receitas de publicidade para o Twitter, o que só reforça as declarações públicas dos investidores que pedem por Dorsey na liderança da empresa. "Os investidores estão dispostos a terem um CEO no Twitter que também é CEO em algum outro lugar", disse Peck.

Via NYT

Fonte: http://www.nytimes.com/2015/09/29/technology/momentum-grows-for-jack-dorsey-of-square-to-also-run-twitter.html?_r=0

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!