Corre que dá tempo! Sexta é o último dia para resgatar seus dados do Orkut

Por Sérgio Oliveira

Você lembra do Orkut? Considerada a rede social pioneira no Brasil, ela foi uma verdadeira febre nos anos 2000, com gente fazendo de tudo para conseguir um convite para participar dela. Os tempos de glória, entretanto, ficaram para trás e esta sexta-feira (30) será o dia em que o caixão será fechado de vez. Depois da data, o Orkut e todos os seus arquivos deixarão de existir para sempre nos servidores do Google.

A notícia é triste, a gente sabe, mas ainda há uma forma de você recuperar suas informações e guardar aí no seu computador os scraps, depoimentos e fotos que marcaram aquela fase da sua vida usando o Google Takeout. Mas corra, porque você tem pouco tempo para fazer o que o passo a passo a seguir ensina.

Passo 1

Acesse sua conta do Google com seu login e senha. Clique em "Minha conta" e, na seção "Informações pessoais e privacidade", clique sobre a opção "Controlar seu conteúdo".

Acesse as informações da sua conta do Google depois de fazer o login com sua senha

Acesse as informações da sua conta do Google depois de fazer o login com sua senha (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Na nova tela, procure por "Copiar ou mover conteúdo" e clique em "Criar arquivo".

Pronto, agora você está no Google Takeout. Com ele, você poderá fazer o download de todos os dados que o Google mantém sobre você em todos os aplicativos e dispositivos em que você já se autenticou com sua conta do Google.

Na seção de copiar ou mover seu conteúdo, clique em criar arquivo para iniciar a seleção de quais dados serão exportados do Google

Na seção de copiar ou mover seu conteúdo, clique em criar arquivo para iniciar a seleção de quais dados serão exportados do Google (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Ao lado de cada um dos aplicativos listados há um botão em formato de interruptor. Utilize-os para definir quais dados você quer colocar no download que está sendo criado. Depois disso, clique no botão "Próxima".

Seleciona quais serviços terão seus dados exportados e depois clique no botão ao fim da página

Seleciona quais serviços terão seus dados exportados e depois clique no botão ao fim da página (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 4

Agora você poderá selecionar qual tipo de arquivo compactado será baixado (zip, tgz ou tpz) e se quer receber um link para download por e-mail ou guardar o arquivo em um serviço de armazenamento na nuvem. Selecionadas suas preferências, clique em "Criar arquivo".

Indique em qual tipo de arquivo compactado os dados serão armazenados e confirme as escolhas

Indique em qual tipo de arquivo compactado os dados serão armazenados e confirme as escolhas (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 5

Após a barra de carregamento ser preenchida, clique em "Fazer download". Pronto, todo o seu perfil será baixado em um arquivo HTML que pode ser aberto localmente usando o Chrome, Firefox e outros navegadores mesmo que você não tenha conexão com a internet.

Para isso, é só descompactar o arquivo baixado e dar um clique duplo sobre o arquivo "Index".

Pronto, agora você pode dar adeus de uma vez por todas ao Orkut, já que todas as informações da sua antiga conta estão salvas com você.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!