Contra as fake news, Facebook passa a exibir artigos com informações verificadas

Por Redação | 25 de Abril de 2017 às 16h26

O Facebook anunciou nesta terça-feira (25) que está lançado uma nova versão do algoritmo que exibe artigos relacionados na linha do tempo dos usuários na rede social.

De acordo com a empresa, a nova implementação é similar à já existente e apresenta uma mudança bastante sutil. Antes, a linha do tempo exibia os artigos relacionados somente após o usuário clicar no link de uma notícia. Agora, tais sugestões aparecerão antes de o usuário acessar a URL da notícia.

Com isso, a expectativa do Facebook é facilitar o acesso a “perspectivas e informações diferentes” daquela que o indivíduo está acostumado a acessar e ler. Mais do que isso, a novidade faz parte dos esforços da rede social no combate às chamadas fake news. Isso porque a maioria dos links exibidos ali agora tem suas informações verificadas previamente por parceiros do Facebook.

A partir de agora, artigos relacionados são exibidos antes de o usuário clicar no link e contam com verificação de informação por parceiros do Facebook
A partir de agora, artigos relacionados são exibidos antes de o usuário clicar no link e contam com verificação de informação por parceiros do Facebook (Reprodução: Facebook)

Quão eficaz isso será na prática, ninguém sabe ainda. O novo algoritmo está sendo liberado aos poucos para todos os usuários da rede social ao redor do mundo e só depois disso é que saberemos como ele se sairá. Independentemente disso, é inegável os esforços da empresa em não só conter as notícias falsas como também estourar a chamada bolha de opinião de cada usuário cadastrado na plataforma, de maneira a ampliar suas perspectivas e percepção do mundo.

Fonte: Facebook

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.