Conheça o Workgroup, serviço focado em trabalho que pode substituir o WhatsApp

Por Raphael Andrade | 31 de Julho de 2016 às 13h15
photo_camera Divulgação

Se você trabalha em escritório, ou passa um bom tempo em frente ao computador, sabe o quanto desempenhar tarefas relacionadas ao trabalho pode ser um grande problema. Gerenciar dezenas de e-mails, conversas no WhatsApp, reuniões no Skype e transações em diversas redes sociais diariamente pode ser fonte de muita dor de cabeça.

Além disso, com os constantes bloqueios sofridos pelo WhatsApp no Brasil, contar com o popular serviço de mensagem para o trabalho pode ser um risco. Mas não seria bom utilizar uma plataforma que oferecesse todas as vantagens do WhatsApp, com a possibilidade de utilizar chamadas de voz e realizar reuniões com múltiplos membros, tudo sem a necessidade de um longo cadastro? Pois saiba que existe um serviço com todas essas características, o Workgroup.

O Workgroup entrou em funcionamento no final do mês de abril no Brasil, e embora ele não seja muito conhecido, o aplicativo traz diversas vantagens. Um ponto positivo do aplicativo de mensagens é que ele é muito simples de utilizar e integra de maneira eficiente diversos tipos de ferramentas necessárias no dia a dia de trabalho.

Workgroup

De acordo com o vice-presidente de Marketing da plataforma, Omar Kalderon, essa última função é uma das mais utilizadas da plataforma. "Nossa plataforma, embora também possa ser utilizada para atividades como estudos em grupo, é primariamente utilizada para trabalho. Atualmente, o elemento mais utilizado no Workgroup é a função de destacar pontos importantes da conversa, graças ao fato do ID do Workgroup ser o e-mail do usuário. Muitos usuários estão importando seus contatos de trabalho do Gmail para a plataforma", disse ele.

Diferente do WhatsApp, em que você troca informações em uma série de conversas individuais com pessoas que você tenha registrado o número de celular, o Workgroup permite que você crie diversos grupos com pessoas de diferentes times e locais, não importando se elas têm ou não uma conta prévia na plataforma.

Para começar a utilizar o Workgroup, você só precisará de um e-mail. Depois de logar no aplicativo, todos os contatos da sua conta serão integrados no Workgroup. A partir daí, fica a seu critério: você pode utilizar os chats individuais ou criar grupos. Uma vez que você escolheu uma das opções, todas os recursos do aplicativo podem ser utilizados: você pode enviar documentos, fotos, vídeos, fazer chamadas de voz gratuitas via internet e até mesmo integrar grupos já existentes do WhatsApp (uma mão na roda caso o aplicativo acabe sendo bloqueado novamente).

Nas conversas, também é possível marcar mensagens enviadas para uma consulta posterior, além de redirecionar mensagens recebidas. Em um grupo de discussão de trabalho, o usuário administrador pode destacar as decisões tomadas na conversa para que ninguém perca as decisões feitas na discussão.

Facilidade nas conexões

Mesmo com todas as características citadas acima, o que mais chama a atenção o Workgroup é a facilidade que o usuário tem para utilizar a plataforma. Quer marcar uma reunião com clientes em prospecção? Apenas envie um convite para o e-mail deles e pronto! Eles estarão aptos a utilizar o Workgroup com todos os recursos do app sem nem precisar fazer um cadastro.

Workgroup

Também não é necessário ficar preocupado se as mensagens chegarão aos contatos. Em caso de mensagens perdidas, o aplicativo se encarrega de enviar o material para o e-mail do contato.

Segundo Kalderon, o objetivo do Workgroup é implementar da melhor maneira possível bots no serviço, para que o maior número possível de ações no aplicativo sejam automáticas, como "taggear" posts, classificar arquivos e fotos e separar contatos em grupos específicos. "Temos agora alguns milhares de usuários diários, com poucas semanas na ativa. No futuro, queremos que, com base nas conversas do usuário, o aplicativo seja capaz de marcar automaticamente no seu celular reuniões e organizar a vida do usuário, tornando o dia a dia mais fácil", explicou o vice-presidente.

O Workgroup está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS, além de versões para Web e desktop, todas com opção de sincronização automática multiplataforma.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.